Notícias |28.03.2023

Inea promove programação especial em comemoração ao Dia Mundial da ÁguaUnidades de conservação estaduais de todo o território fluminense realizaram atividades durante toda a semana

Na última quarta-feira (22/3), foi comemorado o Dia Mundial da Água e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou uma série de atividades nas unidades de conservação fluminenses em comemoração à data. A programação especial se estendeu por toda a semana em diversas regiões do estado.

Entre as unidades de conservação estaduais mobilizadas foram: Parque Estadual da Pedra Selada, Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba, Área de Proteção Ambiental Estadual do Rio Guandu, Parque Estadual Cunhambebe, Parque Estadual do Desengano, Área de Proteção Ambiental Estadual da Bacia do Rio Macacu, Área de Proteção Ambiental Estadual do Alto Iguaçu e Área de Proteção Ambiental Estadual Macaé de Cima.

Parque Estadual da Pedra Selada
Entre os dias 21 e 24/3, o Parque Estadual da Pedra Selada, na região da Serra da Mantiqueira, promoveu uma série de atividades com escolas da região, voltadas para crianças e adolescentes. Durante a semana, o parque recebeu mais de 250 visitantes.

Integraram a programação especial da unidade de conservação ações como palestras, visitas guiadas às estações de tratamento, atividades práticas sobre o ciclo da água e a importância das florestas, além de dinâmicas no Centro de Estudos Ambientais e Beneficiamento de Sementes (CEABS).

Além disso, os visitantes puderam conhecer o processo de produção das mudas nativas da Mata Atlântica e foram convidados a participar da transferência das mudas prontas na estufa do parque para o viveiro.

Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba
Na última quinta-feira (23/3), o Refúgio de Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba (REVISMEP) participou de uma soltura de 12 mil alevinos de peixes das espécies lambari (Astyanax gyton) e curimbatá (Prochilodus vimboides) no Rio Paraíba do Sul, em um trecho inserido no território da unidade de conservação. A iniciativa reuniu cerca de 30 pessoas e teve como objetivo o reforço populacional das espécies nativas do rio e a recuperação ambiental de um dos principais recursos hídricos fluminenses.

Além disso, em conjunto com o Parque Estadual da Serra da Concórdia, o REVISMEP promoveu uma série de atividades lúdicas em uma escola na cidade de Valença. A ação buscou demonstrar a importância do Rio Paraíba do Sul, das matas ciliares e sua conservação para a manutenção da água e da vida.

Área de Proteção Ambiental Estadual do Rio Guandu
A Área de Proteção Ambiental Estadual do Rio Guandu deu início às atividades comemorativas na segunda-feira (21/3), com uma abertura oficial que contou com a presença da prefeita de Japeri, Fernanda Machado Ontiveros, e da secretária municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Meire Lucy Fonseca Menezes dos Santos, e demais autoridades da região.

No dia 22/3, além das comemorações do Dia Mundial da Água, a APA também celebrou seu aniversário de 16 anos de criação. O dia contou com um painel sobre a importância dos recursos hídricos na segurança alimentar do entorno da unidade de conservação, além da promoção de atividades de educação ambiental em uma escola municipal.

Parque Estadual do Desengano
Em Santa Maria Madalena, o Parque Estadual do Desengano promoveu, durante o mês de março inteiro, atividades de educação ambiental e sensibilização da população sobre a importância da preservação das águas e do uso consciente dos recursos hídricos globais.

Oficinas, visitas à corpos hídricos do entorno e dinâmicas lúdicas compuseram a agenda. Ao todo, mais de 535 alunos e professores de escolas da região participaram das ações comemorativas.

Parque Estadual Cunhambebe
Em Mangaratiba, na Costa Verde, o Parque Estadual Cunhambebe promoveu uma série de atividades de educação ambiental com três escolas municipais do entorno da unidade de conservação. Entre os dias 21 e 23/3, a ação buscou sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação da água através de atividades interativas, dinâmicas, jogos ambientais, distribuição de informativos e doação de brindes ecológicos.

No dia 22/3, moradores e representantes da comunidade do entorno, além dos alunos, professores e demais colaboradores das escolas, foram convidados para um participar de um café da tarde com a equipe do parque. Ao longo dos três dias, mais de 200 pessoas participaram das atividades comemorativas.

Área de Proteção Ambiental Estadual da Bacia do Rio Macacu
No dia 21/3, a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Bacia do Rio Macacu promoveu o plantio de cerca de 100 mudas nativas, no território da sede, em Cachoeiras de Macacu. A ação contou com 30 estudantes de duas escolas municipais da região.

Já no dia 22/3, a APA participou, junto a outras instituições, do “Abraço ao Rio Macacu”, ato simbólico que não era realizado desde 2017 e tem como objetivo chamar atenção para a preservação do maior afluente da Baía de Guanabara e um dos rios mais importantes do estado. A iniciativa contou também com stands para promoção de educação ambiental e distribuição de mudas.

Ambos os dias contaram com a parceria do Parque Estadual dos Três Picos, secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, Projeto Guapiaçu e Ordem Pública.

Área de Proteção Ambiental do Alto Iguaçu
Para abrir a semana de comemorações, a Área de Proteção Ambiental Estadual do Alto Iguaçu promoveu um Vem Pedalar especial, com um circuito repleto de rios e lagos, no último dia 20/3. Já no dia 22/3, a unidade de conservação também realizou ações com uma escola municipal do município de Duque Caxias, na qual os alunos conheceram as nascentes do entorno, além de produzirem tintas orgânicas para atividades lúdicas.

No dia 25/3, como encerramento das comemorações, a APA Alto Iguaçu convidou alunos do Ambiente Jovem, do NUP Miguel Couto, para uma caminhada ecológica. Os estudantes do maior programa de educação ambiental do país também conheceram as nascentes do entorno e realizaram pinturas com tintas orgânicas. A ação foi realizada em parceria com a empresa Vale das Águas.

Área de Proteção Ambiental Macaé de Cima
No dia 22/3, a equipe de guarda-parques da Área de Proteção Ambiental Macaé de Cima promoveu uma atividade de educação ambiental em uma escola em Nova Friburgo, na Região Serrana. Cerca de 32 crianças participaram de uma oficina de sensibilização sobre o significado da água para a vida na Terra, na qual simulou-se a poluição do rio Macaé e os participantes puderam pescar os resíduos para serem descartados corretamente.