Notícias |16.09.2020

Inea realiza ação preventiva após incêndio na zona rural de Santa Maria MadalenaAção do órgão ambiental estadual foi realizada em conjunto com o Corpo do Bombeiros

O Instituto Estadual do Ambiente, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Ambiente, realizou na última terça-feira (15/09), ação preventiva na zona rural de Santa Maria Madalena, município com área abrangida pelo Parque Estadual do Desengano. A ação do órgão ambiental estadual ocorreu – por meio da equipe do parque, da Superintendência Regional de Dois Rios, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar – teve como objetivo alertar e orientar moradores a respeito de ações preventivas a incêndios.

As equipes visitaram a localidade São Mateus após ser foco de incêndio no dia anterior. As chamas atingiram 3 hectares de área de pastagem e plantação de bananas na zona de amortecimento próxima ao parque. A Polícia Civil realizou uma perícia técnica no local do incêndio.

Segundo o gestor do Parque do Desengano, Carlos Dário, a proximidade entre o corpo técnico do parque e os moradores locais é essencial para uma ação efetiva contra incêndios: “Mais do que a prevenção, criamos uma relação de proximidade com o morador. É uma atividade constante que é intensificada neste período de estiagem, com alto risco de incêndios. Deixamos nosso contato e eles possuem canal aberto de comunicação conosco”, explica.

Além do registro do boletim de ocorrência em todos os incêndios florestais, a equipe do parque desenvolve um sistema de informações onde é possível ver em que localidades as ações de prevenção precisam ser intensificadas.

Com uma área de 22.400 hectares no Norte Fluminense, o Parque Estadual do Desengano abrange os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campo dos Goytacazes. É reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), uma área prioritária para conservação da biodiversidade das aves.