Notícias |22.10.2020

Inea realiza Capacitação em Prevenção e Defesa Florestal para moradores do entorno da Rebio Araras

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Gerência de Guarda-Parques, promoveu a 3 ª edição da Capacitação em Prevenção e Defesa Florestal . A atividade, realizada nos dias 20 e 21/10, reuniu cerca de 30 moradores no Vale das Videiras, em Petrópolis, no entorno da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras).

Com duração de 16 horas, o curso teve o objetivo de capacitar moradores do entorno da Reserva Biológica de Araras para a proteção e preservação do bioma da Mata Atlântica, além de formar uma brigada voluntária com habitantes da própria região.

Os participantes aprenderam sobre a biodiversidade e especificidades da região e a ciência do fogo, e q reconhecer quais são os equipamentos de combate a incêndios florestas e quais técnicas e táticas utilizar para prevenir e combater as queimadas.

Para a realização do curso, foram respeitadas as medidas de segurança para preservar a saúde dos participantes, como o uso obrigatório de máscaras e de álcool em gel, além do distanciamento físico entre as pessoas.

A iniciativa contou com a parceria da AmaVale – associação sem fins lucrativos e conselheira da Rebio Araras –, e o apoio da equipe do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela (Revisest).