Notícias |02.06.2023

Instituto Estadual do Ambiente abre inscrições para III Prêmio Inea de Meio AmbienteOs três melhores trabalhos acadêmicos serão recompensados com até R$ 14 mil

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deu início, na última quinta-feira (1/6), às inscrições para a terceira edição do Prêmio Inea de Meio Ambiente. Neste ano, a submissão de trabalhos científicos sobre gestão ambiental e sustentabilidade no território fluminense devem ser feitas até o dia 30/6 com artigos sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

A ficha de inscrição e o edital completo, contendo todas as diretrizes para o envio dos trabalhos e outras informações, podem ser acessados no site do III Prêmio Inea de Meio Ambiente, disponível aqui. Os vencedores serão divulgados no dia 26/9 e a entrega dos prêmios acontecerá em outubro.

O concurso busca contribuições originais, nunca publicadas em periódicos ou outros meios acadêmicos. Com o tema “Os desafios para a gestão e a sustentabilidade financeira das Reservas Particulares do Patrimônio Natural no Estado do Rio de Janeiro”, os três primeiros colocados serão contemplados com uma premiação de R$ 14 mil, R$ 10 mil e R$ 8 mil, respectivamente.

Além de inéditos, os trabalhos inscritos devem promover reflexões teóricas, analisar dados objetivos, avaliar casos concretos ou propor soluções inovadoras, de baixo custo e complexidade, que possam ser colocadas em prática no estado do Rio de Janeiro, em curto e médio prazos. Para se inscrever, é preciso ter formação superior ou estar cursando a graduação em qualquer área de conhecimento.

Criado em 2019 pela escola corporativa do Inea, a Universidade do Ambiente, o Prêmio Inea de Meio Ambiente objetiva fomentar as produções acadêmico-científicas na área ambiental, especialmente no âmbito do Estado do Rio de Janeiro. O concurso busca promover novos conhecimentos na área, bem como possibilitar a visibilidade de trabalhos preexistentes, dando suporte aos autores de artigos que atuam ou pesquisam de forma direta ou indireta na área.

Sobre o tema

A escolha temática visa consolidar as RPPN como ferramentas estratégicas de proteção da Mata Atlântica e da biodiversidade fluminense, fortalecer o Programa Estadual RPPN RJ e estimular a produção de trabalhos acadêmicos sobre essa categoria de unidades de conservação.

Os estudos deverão abordar assuntos relacionados à:

– potencialidades e limitações para a implementação da gestão de RPPNs no Estado do RJ;
– potencialidades e limitações para a sustentabilidade financeira de RPPNs no Estado do
RJ;
– modalidades e exemplos de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, terceiro
setor, e iniciativa privada para a gestão e a sustentabilidade de RPPNs;
– pesquisas científicas e as atividades educativas como elementos-chave para a gestão e
a sustentabilidade de RPPNs voltadas prioritariamente para a conservação;
– integração das RPPNs com as atividades produtivas em propriedades rurais no Estado do RJ;
– a restauração ecológica em propriedades rurais com RPPNs, como ferramenta de
sensibilização e indução ao uso de práticas conservacionistas pela população local;
– papel das RPPNs no contexto dos mosaicos de unidades de conservação, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, e Agenda 2030-ODS 15;
– papel das RPPNs no contexto das unidades de conservação do Estado do RJ;
– Estudos de caso ou exemplos de boas práticas na gestão de RPPNs, que possam ser
replicados ou adaptados para o Estado do RJ.