Notícias |25.11.2015

Obra para reduzir poluição da praia de São Conrado será concluída em 2016Para reduzir lixo no Canal da Rocinha, SEA quer parcerias para implantação de coleta seletiva na comunidade

O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, disse nessa segunda-feira (23/11), durante o lançamento da campanha Água limpa é a onda, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, que pretende estabelecer parcerias para um trabalho socioambiental relacionado à coleta seletiva na comunidade da Rocinha. O lançamento de lixo no Canal da Rocinha é o principal problema para a operação do novo sistema de esgotamento sanitário que está sendo construído para reduzir a poluição da praia de São Conrado.

As obras de modernização do sistema de esgotos foram tema de palestra do secretário do Ambiente na abertura da campanha, no Teatro Fashion Mall. Realizadas pela Cedae e Rio Águas, as intervenções incluem a construção de galerias de captação de esgoto em tempo seco, a reforma da Estação Elevatória de São Conrado. O investimento será de R$ 44 milhões, recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA).

A conclusão da primeira fase das obras está prevista para junho de 2016 e, segundo André Corrêa, trará uma melhoria considerável nos índices de balneabilidade da praia.

– Vai melhorar bastante, mas não evita cem por cento a poluição. Precisamos trabalhar a questão da geração de resíduos da Rocinha, que pode prejudicar a operação do sistema – afirmou o secretário.

Para reduzir a carga de lixo que desce pelo canal da Rocinha e que pode entupir as bombas da estação elevatória, a Secretaria do Ambiente quer fazer parcerias para a implantação de coleta seletiva na comunidade, realizando um trabalho socioambiental que complemente a atuação da Comlurb. “O sistema de esgotos terá grades separadoras e a Comlurb faz um trabalho eficiente na retirada dos resíduos. Mas, para o investimento não ser jogado fora, será preciso também a conscientização da comunidade em relação ao lixo”, disse Andrê Corrêa.

As obras de modernização do sistema de esgoto preveem a ampliação da Estação Elevatória de São Conrado, que passará a ter capacidade para 650 litros por segundo. A tubulação no costão da Avenida Niemeyer, que bombeia os esgotos da Elevatória de São Conrado para a Elevatória do Leblon, será substituída por uma nova linha de maior capacidade, com 500 mm de diâmetro e 2,1 mil metros de extensão. Além disso, serão implantados 615 metros de coletores auxiliares, com 250 mm de diâmetro, na comunidade do Vidigal.

O secretário destacou a importância das intervenções para evitar cenas como o despejo de esgoto in natura no costão da Avenida Niemeyer. A primeira fase das obras já vai reduzir a ocorrência de línguas negras na praia de São Conrado. O Estado busca recursos para a segunda etapa das obras, que substituirá a segunda rede de recalque. Para André Corrêa, é positiva a mobilização da comunidade através da campanha Água limpa é a onda, que tem o objetivo de chamar a atenção para a situação das praias e rios do Rio:

– A sociedade está em seu papel ao cobrar do Poder Público. Mas também é preciso participar, interagir. Esse é o caminho certo. Em projetos como esse, a participação é fundamental para fazer valer o investimento que está sendo feito pelo governo– disse o secretário.