Notícias |16.07.2019

Observadores registram 76 espécies de aves durante o Programa Vem Passarinhar na Rebio Araras, em PetrópolisVinte e três espécies registradas são endêmicas da Mata Atlântica

Os participantes do Programa Vem Passarinhar, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), neste fim de semana (13 e 14/7), registraram 76 espécies de aves na Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras), localizada na Região Serrana do Rio. A atividade contou com a participação de 29 pessoas.

Das 76 espécies registradas pelas lentes dos observadores, 23 são endêmicas da Mata Atlântica e quatro estão ameaçadas de extinção.

No sábado (13/7), a atividade foi realizada na Trilha do Caneco. Dentre as aves observadas, durante o percurso, estão o beija-flor-de-papo-branco (Leucochloris albicollis), a juruva (Baryphthengus ruficapillus), o corocoxó (Carpornis cucullatus) e a maitaca-verde (Pionus maximiliani).

No dia seguinte (14/7), a observação de aves foi realizada na trilha que leva ao Pico do Couto, onde foram registradas espécies como o saudade (Lipaugus ater), bico-grosso (Saltator maxillosus), topetinho-verde (Stephanoxis lalandi), peito-pinhão (Poospiza thoracica) e sanhaço-frade (Stephanophorus diadematus).

Com 3.862 hectares de área, a Rebio Araras abrange partes dos municípios de Petrópolis e de Miguel Pereira. Nas reservas biológicas são permitidas apenas visitas de cunho educacional e a realização de pesquisas científicas, mediante prévia autorização.

A Rebio Araras está incluída na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Foi criada com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes deste bioma, presentes no Corredor da Serra do Mar, no âmbito do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, e oferecer refúgio para espécies raras, dentre outras atribuições.