Notícias |18.07.2017

Parque Estadual Cunhambebe inaugura trilha adaptada para portadores de necessidades especiaisAs exposições ficarão em cartaz até o mês de outubro e a entrada é franca. A visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h.

Uma trilha adaptada para portadores de necessidades especiais foi inaugurada, nesta quinta-feira (13/7), pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) durante as comemorações pelo 9º aniversário do Parque Estadual Cunhambebe, situado no Sul Fluminense. A iniciativa fez parte de uma programação que a unidade de conservação ofereceu gratuitamente aos seus visitantes para celebrar quase uma década de sua criação.

Com 1.300 metros de extensão, esse atrativo foi preparado para receber portadores de necessidades especiais (cadeirantes) e seu ponto de partida é ao lado da sede do parque, em Mangaratiba. Todo o percurso é interpretativo e sensorial, com sinalizações durante o trajeto. A inauguração foi marcada por uma caminhada na trilha que contou com a presença de, aproximadamente, 50 pessoas entre idosos e alunos das escolas municipais Vale do Sahy, de Mangaratiba, e Nossa Senhora das Graças, de Muriqui.

A programação incluiu oficinas de pintura sobre a importância das unidades de conservação, produção de água e biodiversidade e exposições do Projeto Replantando Vidas, da Cedae; Furnas – Responsabilidade Social Casa Sustentável; Museu Boto Cinza e da artista plástica japonesa Mariko Mori – The Ring, one with nature.

O Parque Estadual Cunhambebe é cenário de uma das obras de arte de Mariko Mori: a escultura “Um com a Natureza “(One with Nature), situada no topo de uma cachoeira, inaugurada em agosto de 2016. A peça é um anel acrílico, com três metros de diâmetro e duas toneladas, que muda do azul para o dourado conforme a incidência dos raios solares. A proposta da escultura – uma representação do sexto anel olímpico – é aumentar a consciência para a conservação da natureza e união da humanidade com ela através da arte.

As exposições ficarão em cartaz até o mês de outubro e a entrada é franca. A visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h.

“A nossa unidade de conservação mantém um diálogo constante com a comunidade local que faz questão de participar da vida do parque. Inclusive as exposições que começaram hoje foram sugeridas pelos próprios moradores. Essa participação é fundamental para a preservação do nosso parque, pois só preserva quem conhece”, disse o gestor da unidade de conservação, Juliano Gobbi.

Com área aproximada de 38 mil hectares, o Parque Cunhambebe está situado na Região da Costa Verde do Estado e abrange parte dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Rio Claro. Com 1,5 mil metros quadrados, a sede sustentável conta com sistemas de energia solar para aquecimento de água, reúso de águas pluviais e telhado verde.