Notícias |08.01.2019

Parque Estadual Cunhambebe realiza manejo de trilha de acesso à Cachoeira das Três Quedas, no município de Rio ClaroA atividade contou com apoio do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro

O Parque Estadual Cunhambebe, situado no Sul Fluminense e administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, no domingo (6/1), em parceria com a Área de Proteção Ambiental Estadual de Mangaratiba (APA de Mangaratiba), o manejo e o ordenamento da trilha que leva à Cachoeira das Três Quedas, localizada no município de Rio Claro. A atividade fez parte de um evento sobre turismo ecológico, cultural e de base comunitária promovido pela Associação dos Produtores Rurais do Assentamento da Fazenda Rubião e Fundação Mario Peixoto, que teve o apoio do órgão ambiental estadual.

Além da atividade na trilha, o Inea também ministrou um palestra sobre a história da unidade de conservação e a importância da manutenção da sua biodiversidade e distribuiu mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

“A integração e a parceira da comunidade com o Parque é essencial, pois a gente só preserva aquilo que a gente conhece e cuida. É primordial conhecer, entender e valorizar os recursos naturais e culturais existentes em nossa unidade de conservação”, disse Juliano Gobbi, chefe do Parque Estadual Cunhambebe.

A atividade contou com apoio do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e com a apresentação cultural da Folia de Reis, realizada pelo Grupo Cultural Folia de Reis do Oriente. Cerca de cem pessoas participaram do evento.

O Parque Estadual Cunhambebe, criado em junho de 2008, abrange parte dos municípios de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Itaguaí, com área aproximada de 38 mil hectares. Já a APA de Mangaratiba foi criada em março de 1987, com área de 25.239 mil hectares, e abrange parte do município de mesmo nome.