Notícias |25.05.2022

Programa Vem Passarinhar RJ registra 56 espécies na Zona Oeste da capital fluminenseAtividade reuniu 20 participantes no entorno de unidades de conservação e RPPN

No último sábado (20/5), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu a quarta edição do Vem Passarinhar RJ de 2022 na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O evento reuniu 20 participantes para registros de aves no entorno do Parque Estadual do Mendanha, da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Gericinó-Mendanha e no território da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Bicho Preguiça.

“O Vem Passarinhar RJ alia dois pontos cruciais no desenvolvimento sustentável, que são a construção do saber científico e a conscientização da comunidade local. O programa não é somente um sucesso de participação, mas também um sucesso no que diz respeito a preservação ambiental no Estado”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello

A atividade teve início com um café da manhã e uma trilha interpretativa na RPPN Bicho Preguiça. Depois, os participantes percorreram o entorno da APA Gericinó-Mendanha até o Parque Estadual do Mendanha, onde puderam desfrutar da observação até o encerramento do evento. Os fotógrafos amadores registraram 56 espécies, entre elas as aves endêmicas da Mata Atlântica saíra-sete-cores (Tangara seledon), choca-de-sooretama (Thamnophilus ambiguus), beija-flor-rajado (Ramphodon naevius) e saracura-do-mato (Aramides saracura).

O Vem Passarinhar RJ tem como principal objetivo sensibilizar a população na proteção da biodiversidade fluminense a partir da contemplação da avifauna na natureza. Além disso, o programa idealizado pelo órgão ambiental busca promover o trabalho feito pelas unidades de conservação e estimular uma vida mais saudável.