Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu

Pesquisa: Como pesquisas científicas se relacionam e contribuem na gestão e manejo de unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro?
Responsável: Alex Silva de Carvalho
Número da autorização: 044/2013

Pesquisa: Programa de reintrodução de Jacutinga (Aburria jacutinga) na Reserva Ecológica de Guapiaçu, Cachoeiras de Macacu, RJ.
Instituição: UENF
Responsável: Livia Dias Cavalcante de Souza
Número da autorização: 037/2015

Pesquisa: Filogenia, biogeografia e evolução do clado Merianthera e afins (Melastomataceae).
Instituição: UNICAMP
Responsável: Thuane Bochorny de Souza Braga
Número da autorização: 056/2015 e 039/2017

Pesquisa: Sistemática e filogeografia de Thoropa Cope, 1865 (Anura: Cycloramphidae).
Responsável: Ariadne Fares Sabbag
Número da autorização: 045/2016

Pesquisa: Padrões de distribuição geográfica e diversificação das espécies da subfamília paratelmatobiinae ohler & dubois, 2012 (anura: leptodactylidae).
Responsável: Marcus Thadeu Teixeira Santos
Número da autorização: 045/2017

Número de autorização: 042/2018

Pesquisa: Diversidade de aranhas neotropicais: da taxonomia à biogeografia
Instituição: UFMG
Responsável: Adalberto José dos Santos
Número de autorização: 019/2019

Pesquisa: Monitoramento do Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro
Instituição: PANTHARPIA
Responsável: Eduardo Cardenas Nogueira Rubião
Número de autorização: 007/2020

Pesquisa: Estudo de longo prazo da quiropterofauna (Mammalia, Chiroptera) da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil
Responsável: Roberto Leonan Morim Novaes
Número de autorização: 059/2020

Pesquisa: O uso sustentável dos recursos naturais na zona costeira: as áreas de proteção ambiental como instrumento para a conservação socioambiental​
Instituição: UFSC
Responsável: Laura Dias Prestes
Número da autorização: 049/2021

Pesquisa: Revisão Taxonômica e filogenia de Crossodactylodes Cochran, 1938 (Anura: Cycloramphydae)
Instituição: UFMG
Responsável: Marcus Thadeu Teixeira Santos
Número da autorização: 038/2012

Pesquisa: Áreas de Proteção Ambiental (APAs) brasileiras: uma análise do processo de gestão.
Responsável: Carlos André Luz Jeronymo
Número de autorização: 001/2019

Martins, E.; Loyola, R.; Messina, T.; Avancini, R. & Martinelli, G. 2015. Tree Red Listing in Brazil: lessons and perspectives. BGJournal, 12(2):08-11

Santos Diniz, C. E. dos; Hospitalidade em campings e refúgios como alternativas econômicas em pequenas propriedades rurais situadas em áreas protegidas de mata atlântica na região serrana central do Estado do Rio de Janeiro, RJ. Anais XIII Encontro de Pesquisadores e VII Encontro de Educação Ambiental da Serra dos Órgãos 2015. p. 53-66.

Oliveira-Jr, P. R.R. ; Costa, M. C.; Silveira; Francisco, M. R.; Genetic Guidelines for Captive Breeding and Reintroductions of the Endangered Black-Fronted Piping Guan, Aburria jacutinga (Galliformes,Cracidae), an Atlantic Forest Endemic. Wiley Periodicals, Inc. 2016.

Santos Diniz, C. E. dos; Microempreendimentos balneares do ramo de alimentação e o uso público em rios encachoeirados na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu, Cachoeiras de Macacu, RJ. Anais XIV Encontro de Pesquisadores do Parque Nacional da Serra dos Órgãos 2016. p. 98-100.
Silva, V. D. da; de Souza, L. D. C.; Pereira, A. T.; Ruiz-Miranda, C. R. Interação social de Aburria jacutinga na fase de pré-soltura de um programa de reintrodução na Mata Atlântica: resultados preliminares. In: XXXIV Encontro Anual de Etologia. 12 a 15 de novembro 2016.
Souza, L. D. C. de; São Bernardo, C. S.; Ruiz-Miranda, C. R. REINTRODUÇÃO DE JACUTINGAS Aburria jacutinga (AVES, CRACIDAE) NA MATA ATLÂNTICA. In: XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2016.

Bochorny, T.; Bacci, L.F. & Goldenberg, R. (2017) Following Glaziou’s footsteps: rediscovery and updated description of three species of Behuria Cham. (Melastomataceae) from the Atlantic Forest (Brazil). Phytotaxa: 302 (3) 229-240.

Bochorny, T.; Michelangeli, F. & Goldenberg, R. (2017) Behuria lumiarensis (Melastomataceae), a new species on a mountaintop of the Brazilian Atlantic Forest. Phytotaxa: 305 (2): 11-117.

Souza, L. D. C. de; Tassoni, A.; Miranda, C. R. R. Análise comportamental de indivíduos de jacutingas Aburria jacutinga (AVE, Cracidae) cativos para fins de reintrodução na Mata Atlântica: Resultados preliminares (XXXV Encontro Anual de Etologia, 2017).

Souza, L. D. C. de; Tassoni, A.; Soffiati, F.; Miranda, C. R. R. ASPECTOS REPRODUTIVOS DE INDIVÍDUOS CATIVOS DE Aburria jacutinga (AVE, CRACIDAE, Congresso Brasileiro de Zoologia, 2018).

Jeronymo, Carlos André Luz. Tese (Doutorado em Meio Ambiente). Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2019. Análise da Categoria de Manejo Área de Proteção Ambiental e uma proposta de Índice para Avaliação do Grau de Estabelecimento de seus Sítios Protegidos.