Notícias |23.10.2017

SEA entrega Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica ​no Noroeste FluminenseA Secretaria de Estado do Ambiente auxiliou os municípios na elaboração desses planos, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental.

Quando: Sexta-feira (20/10); às 11h
Onde: Rua Sebastião da Penha Rangel, nº 67, Itaocara

A Secretaria de Estado do Ambiente entrega, nesta sexta-feira (20/10), Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica para 14 municípios do Noroeste Fluminense. As cidades contempladas são Aperibé, Bom Jesus do Itapaboana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá e Varre-Sai. Esses planos são instrumentos de planejamento e gestão e devem ser utilizados como pano de fundo da gestão territorial municipal.

A Secretaria de Estado do Ambiente auxiliou os municípios na elaboração desses planos, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. Esse trabalho foi feito de forma regionalizada e a primeira região beneficiada foi o Noroeste Fluminense.

Durante o processo de elaboração dos planos municipais, a Secretaria de Estado do Ambiente, através do Programa de Apoio à Criação de UCs municipais – ProUC, apoiou a criação de 22 unidades de conservação municipais, totalizando cerca de 40 mil hectares de área protegida. Dentre as unidades de conservação criadas estão o Refúgio da Vida Silvestre do Chauá, em Cambuci; Área de Proteção Ambiental (APA) do Córrego do Rio do Colégio, em São Fidélis e o Monumento Natural da Serra de Frecheiras, em Santo Antônio de Pádua.

Outro resultado importante foi a definição dos corredores ecológicos intermunicipais (cinco para a região Noroeste), no âmbito dos Planos. Eles apontam áreas estratégicas para o desenvolvimento de políticas públicas integradas em prol da conservação e recuperação.

Saiba mais: veja como os municípios fluminenses podem ser beneficiados pelo ICMS Ecológico​