Notícias |11.07.2019

O município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, será beneficiado com recursos da ordem de R$ 25 milhões, em obras em andamento e com novas intervenções e ações ambientais. A cidade também vai receber o segundo Espaço Convivência Sustentável do estado, que visa promover a conscientização e o engajamento da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (10/7), pelo subsecretário executivo da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Farias, e pelo diretor de pós-licenciamento do Instituto Estadual do Ambiente, Sérgio Câmara, que representaram a secretária, Ana Lúcia Santoro, e o presidente do órgão ambiental estadual, Claudio Dutra, respectivamente, em cerimônia promovida pelo prefeito de Teresópolis, Vinicius Cloussen, para marcar o primeiro ano da gestão municipal.

O evento, que contou com a presença do governador Wilson Witzel, foi realizado com o objetivo de prestar contas à sociedade. A ocasião também serviu para que fossem anunciados novos investimentos dos órgãos, em Teresópolis. “Tenho certeza de que estamos vivendo um momento especial no Rio de Janeiro. Estamos dando um novo rumo ao estado nesses 180 dias”, afirmou Witzel, que parabenizou o prefeito pelo primeiro ano de governo.

Na solenidade, Mauro Farias, Sérgio Câmara e Vinicius Cloussen assinaram uma carta de intenção que visa a troca de experiências e de informações para o desenvolvimento e melhorias na gestão de políticas públicas para o saneamento básico; para ações relacionadas à gestão de resíduos; para o desenvolvimento de programas de proteção à fauna e à flora do município; e assessoramento técnico para a elaboração de projetos de preservação e recuperação de áreas ambientais, abastecimento de água, tratamento de esgoto e drenagem. “A carta de intenção visa subsidiar o município em pautas relacionadas à secretaria, sobretudo com relação ao tratamento de resíduos”, destacou o subsecretário Mauro Farias.

Durante a cerimônia, Farias anunciou ainda o início do Programa de Implantação e Fortalecimento do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Sérgio Câmara também adiantou que serão realizados investimentos para a recuperação de ponte sobre o córrego do Parque Imbuí.

Outra importante intervenção anunciada, que está em fase de contratação para início do serviço, é a complementação das obras para o controle de inundação, drenagem e recuperação ambiental da Bacia do Rio Imbuí, que inclui a construção de uma ponte sobre o córrego. O Departamento de Recursos Minerais (DRM), órgão vinculado à Seas, também irá realizar o mapa de risco geológico de todo o estado, voltado para a prevenção de desastres, decorrentes de fortes chuvas.

Também participaram do evento o vice-prefeito de Teresópolis, Ari Boulanger Scussel Junior, deputados estaduais, vereadores locais e demais lideranças e representantes da sociedade civil.

Fotos: Matheus Carvalho