Notícias |03.07.2019

Construções irregulares em áreas protegidas de Arraial do Cabo foram o alvo de uma operação deflagrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na segunda-feira (1º/7), com o objetivo de reprimir crimes ambientais na Região dos Lagos. A ação contou com o apoio de agentes da Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e de policiais do 25º Batalhão da Polícia Militar (Cabo Frio) e do Comando de Polícia Ambiental (CPAm).

A operação, que se concentrou no bairro Filgueira, foi desencadeada a partir de denúncias anônimas e de alertas emitidos pelo Programa Olho no Verde. A equipe vistoriou trecho de praia localizado no Parque Estadual da Costa do Sol e na Área de Proteção Ambiental (APA) Massambaba, onde os agentes flagraram construções erguidas em plena areia da praia. Também foi encontrado vasto material utilizado na construção civil, como tijolos, areia e brita.

Doze construções foram demolidas, 40 lotes foram desfeitos e redes hidráulicas e elétricas foram retiradas. Os agentes também apreenderam todo o material de construção civil. No momento da operação, não havia ninguém no local.

“Vamos continuar combatendo esta prática ilegal. Para isso, estamos realizando minucioso trabalho de inteligência aliado aos alertas do Olho no Verde. A preservação das nossas áreas protegidas é uma prioridade na nossa gestão, e que vamos perseguir por meio das nossas ações de choque de ordem”, disse o gestor do Parque Estadual da Costa do Sol, Marcelo Morel.

Projeto Olho no Verde

Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o “Olho no Verde” tem como principal objetivo o combate ao desmatamento ilegal por meio de monitoramento via satélite e processamento de dados espaciais.