Notícias |14.06.2019

Seas e Inea entregam diploma à primeira turma de formandos de MBA em solenidade na UerjNa ocasião, foi anunciada a segunda turma de pós-graduação na universidade corporativa do Inea

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) realizaram, nesta quinta-feira (13/6), cerimônia de formatura de 80 servidores no MBA Gestão Ambiental Integrada. O curso foi promovido pela Universidade do Ambiente, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

“Esta formatura é um exemplo do que o Instituto Estadual do Ambiente tem capacidade de empreender e encarar para valorizar o seu exigente corpo técnico, altamente qualificado. Aproveito a oportunidade para anunciar que abriremos, em breve, as inscrições para o processo seletivo da segunda turma deste MBA” anunciou o diretor de Gente e Gestão do Inea, Fernando Holanda.

Estiveram presentes à cerimônia a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Renata Bley, representando a secretária Ana Lúcia Santoro; os diretores de Licenciamento Ambiental do Inea, Alexandre Cruz, de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, Leonardo Daemon, e de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistema, Marcio Beranger, além da gerente de Desenvolvimento de Pessoas do Inea, Elaine Costa, a diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologia (IFHT), Professora Eloiza Oliveira, e do chefe de gabinete da Reitoria da UERJ, Roberto Dória.

Construção de conhecimento

A subsecretária Renata Bley lembrou os tempos de academia e destacou que relevância da integração entre a gestão pública e o saber difundido pelas universidades.

“Sabemos da potência que a universidade tem de formar pessoas. Enquanto gestores públicos, precisamos nos aproximar de quem gera conhecimento para cumprirmos a nossa missão com a sociedade”, pontuou a subsecretária.

Em meio a uma sociedade em constante transformação, a gerente Elaine Costa também ressaltou a importância do investimento em capacitação e da valorização do capital para construção de soluções inovadoras e a transformação da relação dos órgãos públicos com a sociedade.

“Esse curso foi desenhado para os servidores do INEA, construído de acordo com as necessidades do órgão ambiental. Ademais, a escolha da UERJ se deu não só por conta de sua expertise e competência técnica, mas também como investimento nos equipamentos públicos como forma de fortalecer o estado”, acrescentou Elaine.

Valorização do técnico

Para o formando Jorge Miguel Cabral, chefe de serviço de Comunicação do Inea, a experiência foi única e recomendável a todos os servidores.

“Estou há 20 anos no INEA e vi nessa possibilidade a chance de ampliar os meus conhecimentos. Hoje posso atuar com muito mais propriedade no meu ofício. Estou muito feliz com mais essa certificação” comemorou Jorge.

Sobre o MBA

A Universidade do Ambiente é um espaço corporativo de formação do Inea e tem como objetivo o aprimoramento profissional dos servidores dos órgãos ambientais estaduais.

O curso com nível de MBA oferecido pela Universidade do Ambiente, com a chancela da Uerj, foi cuidadosamente planejado para atender às especificidades dos servidores.

Com carga horária de 390 horas, a pós-graduação abrangeu quatro áreas de formação: biodiversidade; gestão de emergências ambientais; gestão de recursos hídricos e soluções tecnológicas para o controle da poluição e monitoramento da qualidade ambiental.

Fotos: Flávia Rosella