Notícias |12.09.2019

Seas e Inea promovem curso de Plano de Manejo de unidades de conservação para municípiosSegunda edição deste ano da capacitação aos municípios ocorre até esta sexta-feira

O Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), promove, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a segunda edição do curso de Plano de Manejo para municípios, na sede da secretaria, no Centro do Rio.

A capacitação técnica, que ocorre até sexta-feira (13/9), contribui para nortear os municípios na elaboração dos planos de manejos das unidades de conservação, em conformidade às normas e às diretrizes ambientais vigentes, a fim de garantir a proteção e conservação dos recursos naturais.

As aulas estão sendo ministradas pelos técnicos da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (Dibap) do Inea, do Núcleo de Planejamento para Conservação, Andrea Franco; da Gerência de Unidades de Conservação (Geuc), do Serviço de Apoio Técnico às UCs, Débora Rocha e Bruno Guimarães; e do Núcleo de Pesquisa, João Rafael Marins e Clarice Costa.

De acordo com a especialista da Gerência de Unidades de Conservação, Andrea Franco, esta edição da capacitação atualiza os municípios sobre como elaborar este documento, fundamental para a gestão das unidades. “O curso ensina a elaboração do plano de manejo, com base na nova Resolução 180 do Inea, que modificou a abordagem, tornando o processo mais simples e eficaz.”, ressaltou a técnica.

Nesta edição, participam os municípios de Bom Jardim, Campos dos Goytacazes, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Macaé, Magé, Natividade, Paty do Alferes, São João da Barra, Silva Jardim e Rio Bonito. Os doze municípios abrigam, no total, 48 unidades de conservação.

Em junho, o ProUC capacitou outros oito municípios do estado na elaboração dos planos de manejo.