Notícias |01.07.2019

Seas promove I Workshop de Integração entre subsecretários, diretores e assessores especiais da secretaria e das autarquiasEm dia de imersão, cúpula da Seas participa de evento para promover sinergia entre os órgãos

Um dia de imersão no ecossistema Seas para reconhecer, conectar, visualizar desafios e potenciais. Este foi o convite feito pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade aos subsecretários, diretores e assessores especiais da secretaria e das autarquias: Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Instituto de Terras e Cartografias do Estado (Iterj) e Departamento de Recursos Minerais do estado (DRM), nesta segunda-feira (1/7).

Estrategicamente pensado para ocorrer no primeiro dia útil do segundo semestre, o encontro entre os órgãos foi uma oportunidade de somar forças, identificar prioridades e potencialidades, que podem ser trabalhadas de forma integrada entre as autarquias.

A secretária Ana Lúcia Santoro iniciou as atividades e dinâmicas, destacando a importância do encontro e seu objetivo. “Sempre trabalhei com sinergia e sei que a integração pode trazer mudanças. A secretaria ganhou robustez técnica, com isso temos muito a contribuir em prol da política ambiental, alinhada às diretrizes do governo”, destacou a secretária.

Com atividades diferenciadas para conectar os diversos setores, a cúpula de cerca de trinta pessoas interagiu, pontuou metas e desafios a serem vencidos ainda neste semestre. Para a presidente do Iterj, Cláudia Franco, o encontro também foi uma oportunidade de pensar sobre a responsabilidade de cada um. “Fiquei impactada em observar o que temos em comum. Identificar a qualidade técnica dos órgãos é importante para visualizar o tamanho da responsabilidade que temos nas mãos, mediante a população”, concluiu.

O presidente do Inea, Claudio Dutra, também avaliou de forma positiva a iniciativa da Seas em aproximar ainda mais as autarquias.  “Acredito que é pela integração que avançamos. Temos o grande desafio de mudar a percepção sobre a secretaria e o Inea e já temos colhido frutos”, pontuou Dutra. Já a presidente do DRM, Renata Oliveira, destacou a conexão entre os órgãos como o saldo da imersão. ” A sinergia aqui é o primeiro passo para colocarmos a mudança em prática”, pontuou.