Notícias |13.02.2020

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea dialogam com as indústrias fluminenses sobre obrigações ambientais na Firjan A atualização da legislação e os prazos de cumprimento das obrigações anuais do setor produtivo estão entre os temas

Técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participam, nesta quinta-feira (13/2), do seminário “Diálogos sobre as Obrigações da Indústria”, promovido pela Firjan. O evento tem o objetivo de atualizar as informações sobre os prazos de cumprimento das obrigações anuais da indústria e sobre as normas vigentes, além de aproximar os empresários fluminenses dos órgãos ambientais estaduais.

Na abertura do seminário, o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, destacou o trabalho da Seas e do Inea na integração das politicas públicas com a execução das atividades, cujo resultado tem sido expressivo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro. Entre as prioridades da gestão, Côrtes elencou a modernização do licenciamento ambiental com o Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental e Demais Procedimentos de Controle Ambiental (Selca), a garantia da segurança hídrica fluminense, a restauração florestal, a ampliação da gestão de resíduos e a continuidade dos investimentos no saneamento ambiental.

“Nós estamos à inteira disposição da Firjan, das empresas e dos empreendedores. O governador Wilson Witzel nos deu a missão de destravar os órgãos ambientais e atender, dentro da legislação, todas as demandas que batem à nossa porta”, afirmou Altineu Côrtes.

Para o presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan, Isaac Plachta, a iniciativa reforça a parceria do empresariado com o poder público. “Gostaria de agradecer a participação da Seas e do Inea, que estão dispostos a promover esta aproximação”, afirmou Plachta.

Técnicos da Seas e do Inea irão ministrar palestras e tirar dúvidas sobre a legislação ambiental atual e as obrigações das empresas. Durante todo o dia serão abordados vários temas, entre eles ao Manifesto de resíduos (MTR) e Inventário de Resíduos Industriais, Logística Reversa, outorga e as novidades do Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental e Demais Procedimentos de Controle Ambiental (Selca), publicado no fim do ano passado.