Notícias |21.12.2019

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea seguem na retirada de gigogas em praias da Região dos Lagos Hoje cerca de 20 técnicos e guarda-parques dos órgãos ambientais estaduais, além de voluntários, participam de mutirão em Búzios

A força-tarefa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente segue no mutirão de limpeza de praias da Região dos Lagos. Neste sábado (21/12), 20 técnicos e guarda-parques dos órgãos ambientais estaduais atuam na Praia de Tucuns, em Búzios, para a retirada de gigogas que tomam a região.

A ação é um apoio às prefeituras da região, a quem cabe esta limpeza.  A intenção é que, até o fim do dia, consigam terminar o trabalho na faixa de areia.

A presença de gigogas nas praias deve-se à abertura da barra das lagoas do Paulista e de Carapebus, que integram o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, localizado em Macaé. Por conta disso, as plantas aquáticas presentes nesses dois ecossistemas foram levadas pelas correntes marítimas para as praias da região.

O subsecretário Marcelo Delaroli ressaltou a importância de unir esforços para resolver a questão:

“Por orientação do secretário, mobilizamos as equipes e vamos trabalhar até a remoção de toda essa vegetação”, ressaltou.

Na sexta-feira (20/12), o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, convocou a força-tarefa dos órgãos ambientais estaduais para atuar em um mutirão de limpeza nas praias da Região dos Lagos que estão tomadas por gigogas. Para isso, foram mobilizadas cerca de 50 pessoas, entre guarda-parques e técnicos da pasta ambiental fluminense e do Inea, que trabalharam nas praias do Peró e das Conchas, em Cabo Frio.

O subsecretário de Saneamento da secretaria, Marcelo Delaroli; o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Marcelo Morel; o diretor de Pós-Licença, Daniel Frederico Ambires; e o superintendente de Lagos São João, Gilmar Rocha de Magalhães, ajudaram no recolhimento das plantas em Cabo Frio.