Notícias |26.10.2021

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Inea, em apoio à Cedae, realizam operação para combater captação ilegal de água em Teresópolis

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em apoio à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), realizaram nesta terça-feira (26/10) uma fiscalização com o objetivo de reprimir captação irregular de água no município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

No bairro de Bonsucesso, os técnicos flagaram obtenção ilegal de água próximo ao ponto de captação realizado pela Cedae. A água captada ilegalmente, ou seja, sem a outorga que deve ser requerida junto ao Inea, era utilizada para abastecer as residências da localidade e também para manter um lago artificial. Os técnicos constataram ainda a presença de uma barragem sem a realização de nenhum estudo técnico.

O responsável pela captação ilegal de água, do lago artificial e da barragem foi notificado a interromper a captação de água e a comparecer ao Inea para as adequações necessárias, uma vez que conduta do mesmo está prejudicando a captação de água, causando transtornos à população local.