Notícias |13.01.2020

O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes, promoveu na tarde de hoje (10) o primeiro encontro com os secretários de Meio Ambiente e gestores ambientais de todos os municípios fluminenses. Realizado na sede do órgão ambiental estadual, no Centro do Rio, o encontro simbolizou a união de forças para a conservação dos recursos naturais no longo prazo, e para a proteção da Mata Atlântica.

O evento, que contou com as presenças de centenas de gestores e lideranças ambientais, marcou a nova fase do desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro, a partir da integração da gestão pública estadual e municipal e do avanço da atuação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) no apoio das ações em nível local.

O secretário Altineu Côrtes ressaltou que o governador Wilson Witzel tem apoiado fortemente os municípios fluminenses, e afirmou que a secretaria está de portas abertas para receber e dialogar com os gestores municipais:

“Inclusive, estamos estudando a criação do Núcleo de Atendimento à Governança Municipal. Uma das ações desse núcleo será a capacitação, sobretudo, para aprimorar o quadro técnico das prefeituras na atuação da emissão das licenças ambientais. E o nosso apoio já começou: vamos entregar para cada município fluminense um veículo para ajudar na logística de trabalho. Precisamos trabalhar de forma integrada, estado e municípios em prol do meio ambiente”, afirmou Côrtes.

Na ocasião, o secretário estadual assinou o termo de posse de três novos subsecretários: o subsecretário executivo, Eduardo Gameleiro; o subsecretário de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, Antônio Marcos Barreto; e a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Diane Rangel.

O presidente do Inea deu as boas vindas aos secretários e prefeitos e ressaltou a importância da integração da secretaria com as prefeituras nas ações que visem à conservação do meio ambiente:

“Os municípios podem contar com o nosso apoio. Precisamos unir forças em defesa do meio ambiente”, ressaltou.

O encontro também marcou a posse do secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Maurício Ruiz, como presidente regional da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma RJ).

Na ocasião, Maurício Ruiz aprovou a iniciativa da SEAS, de integração com as prefeituras, e ressaltou que a deliberação veio em um momento importante, devido aos impactos decorrentes das mudanças climáticas no planeta.

Estiveram presentes ao encontro os prefeitos de Santa Maria Madalena, Carlos Alberto; de Conceição de Macabu, Cláudio Eduardo Linhares; de Guapimirim, Zelito; de Cachoeiras de Macacu, Mauro César; de Varre-Sai, Silvestre José Gorini; de Rio Claro, José Osmar; do Carmo, Cesar Ladeira; e de Mangaratiba, Alan Bombeiro, além dos secretários municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus de Itapaboana, Evaldo Gonçalves; de Meio Ambiente, Urbanismo e Defesa Civil de Macuco, Firmo Ferreira Daflon; de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Gerson Lucas Martins; do Ambiente e Desenvolvimento Agrário de Paraíba do Sul, Hiago de Oliveira Basílio; do Ambiente, Pesca e Saneamento de São Pedro da Aldeia, Luciano Silva Pinto; de Meio Ambiente de Aperibé, Marco Antônio de Souza; de Meio Ambiente e Agricultura de Rio das Ostras, Nestor Prado Junior; de Meio Ambiente de Comendador Levy Gasparian, Ricardo Guimarães; dentre outras autoridades.