Notícias |01.11.2019

Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e a Polícia Militar deflagram operação de combate ao comércio ilegal de animais silvestres em São Gonçalo

Foi deflagrada na manhã de ontem (31/10) uma operação para fiscalizar um torneio de canto de pássaros silvestres. A ação, liderada pela Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais da Seas e pelo Instituto Estadual do Ambiente, com apoio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM), resultou na apreensão de 43 aves e a condução de 5 pessoas para a delegacia.

O torneio, que ocorreu na Rua Vinte e dois de setembro, 412, estava legalizado e os pássaros no interior do galpão em situação regular.

Entretanto, nos arredores do galpão, animais silvestres eram expostos e comercializados de maneira irregular, alguns sem anilha e sem proprietários; outros com anilhas mas sem proprietários; e outros sem anilhas com proprietários no local.

Estes últimos estão sendo conduzidos para a Delegacia local para que respondam por crime ambiental. Os pássaros apreendidos serão levados para o CETAS, o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, em Seropédica.