Notícias |14.01.2021

Na manhã desta quinta-feira (14/1), o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, e o presidente Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Philipe Campello, participaram da primeira reunião do ano entre secretários municipais do Rio de Janeiro promovido pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma-RJ).

O objetivo da reunião foi aproximar o governo estadual e os municípios, reunir as reivindicações mais importantes e recorrentes das cidades e fortalecer a gestão ambiental municipal.

Ao apresentar os principais programas da SEAS e do Inea, o secretário Thiago Pampolha falou sobre a importância da união entre diferentes esferas de poder para aprimorar a gestão pública ambiental nos próximos anos, e defendeu a necessidade de estar presente não apenas de forma administrativa. “Para realizarmos ações, é necessário planejamento e desejo. Juntar secretários, pessoas interessadas e a própria população para receber as demandas da sociedade e implementar uma gestão ambiental de forma eficaz”, acrescentou Pampolha.

O presidente Philipe Campello destacou o empenho do corpo técnico do Inea ao proteger, conservar e recuperar o patrimônio ambiental do Estado, mas que o diálogo com os municípios é fundamental para promover a agenda do desenvolvimento sustentável no território fluminense. “Gostaria de dizer que o Inea está aqui para somar com vocês, é um órgão com técnicos altamente qualificados e estamos à disposição. A Anamma é um importante aliada na interação dos órgãos ambientais”, reiterou Campello.

O encontro contou com a presença dos diretores do Inea de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, João Eustáquio, e de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, Hélio Vanderlei, que apresentaram as entregas e resultados de cada diretoria aos secretários municipais. Participaram ainda o secretário nacional de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, e a secretária de Meio Ambiente e Agricultura da Areal e presidente da Anamma-RJ, Alice Hagge.

Sobre a Anamma

A Anamma-RJ é uma entidade civil e representativa no poder municipal na área ambiental, com o propósito de diagnosticar as demandas, implementar políticas ambientais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos dialogando com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).