Notícias |08.03.2017

​​Bióloga do Instituto Estadual do Ambiente se destaca no atendimento a ocorrências ambientais emergenciaisEla é formada em biologia pela Universidade Nuno Lisboa, pós graduada em Perícia e Gestão Ambiental pela UFRJ e com amplo conhecimento em atividades ligadas ao transporte marítimo de petróleo

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a servidora do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a bióloga Vania Cristina Alonso Cardoso merece destaque. Ela é a única mulher a atuar no Serviço de Operações em Emergências Ambientais (Sopea), um dos setores mais importantes do Inea, que já foi chefiado por ela por um período de dois anos.

O Sopea tem como principal atribuição o atendimento (no local) imediato das ocorrências ambientais emergenciais tecnológicas com envolvimento de produtos químicos perigosos. O serviço opera em todo o Estado do Rio de Janeiro em regime de plantão 24 horas, sete dias por semana, coordenando técnica e operacionalmente as emergências ambientais que envolvem, por exemplo, acidentes com transportes, acidentes industriais, acidentes comerciais (vazamento em posto de combustível, por exemplo), disposições inadequadas e descartes clandestinos de produtos classificados como perigosos pela Organização das Nações Unidades (ONU). Em caso de materiais explosivos e radioativos, o Sopea atua em apoio ao Ministério do Exército e à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Formada em biologia pela Universidade Nuno Lisboa, pós graduada em Perícia e Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com amplo conhecimento em atividades ligadas ao transporte marítimo de petróleo (navios petroleiros), Vania conta que o que mais a atrai no seu trabalho é o dinamismo e a “não rotina”:

“Quando estamos de plantão, podemos ser chamados para atendimento a qualquer hora do dia: pode ser de madrugada, em datas festivas, finais de semana. E isso me atrai, pois não há uma rotina. O nosso trabalho é atuar imediatamente, prevenindo acidentes ambientais”, disse ela.

Em um dos casos que atuou, Vania citou o furto de combustível de um duto situado na divisa entre o Rio de Janeiro e o Estado de São Paulo:

“Foi um trabalho complexo, pois foram 30 dias de vistorias quase que diárias para acompanhar o vazamento do combustível provocado pelo criminoso que quebrou uma válvula do duto para furtar o combustível. Nós, então, fizemos o monitoramento e gerenciamos as medidas adotadas pela empresa para a contenção e o recolhimento do óleo. Graças a esse trabalho preventivo, o acidente ambiental foi controlado, evitando maiores danos ambientais”, explicou Vania.

Ela relembrou que sua paixão pela área ambiental começou quando ainda era menina:

“Quando eu tinha 12 anos, escrevi uma carta para o presidente da República, que na época era o Presidente Figueiredo, solicitando que parassem com a caça às baleias no Brasil. O Presidente respondeu que minhas palavras seriam lembradas e consideradas. Pouco tempo depois o Presidente proibiu a caça às baleias no país. Na época, ao receber a carta e ao saber pelos jornais a decisão dele fiquei imensamente feliz. Esta foi minha primeira grande vitória em defesa do meio ambiente”, disse Vania.

Como comunicar um acidente tecnológico

Acidente Ambiental
Plantão 24 horas:

INEA:
Telefones: (21) 98596-8770 e 2334-7910 Atendimento 24 horas – Atenção – Somente para atendimentos a acidentes tecnológicos / produtos químicos

CORPO DE BOMBEIROS (Grupamento de Operações com Produtos Perigosos – GOPP):
Telefones: (21) 2777-0624 / 2777-3654 / 2777-4217 / 2777-0544.

DEFESA CIVIL ESTADUAL:
Telefones: (21) 2333-7777.

POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL (acidentes rodoviários):
Telefones: (21) 2471-0909 / 3503-9093 / 3503-9090.

CAPITANIA DOS PORTOS (acidentes aquaviários ou marítimos):
Telefones: (21) 2104-5320