Notícias |05.03.2020

Baía da Ilha Grande ganha Plano de Recursos Hídricos

Foi lançado nesta quarta-feira (4) o Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande. O documento é um importante instrumento de planejamento da Política das Águas. O evento aconteceu no Teatro Municipal de Angra dos Reis, e contou com a presença de representantes das prefeituras de Angra dos Reis e Paraty, das Secretarias de Estado de Agricultura e Turismo, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), de usuários de água e da sociedade civil.

A Região Hidrográfica da Bacia da Ilha Grande era a única do Estado do Rio de Janeiro que ainda não dispunha deste documento norteador de ações e investimentos voltados para a segurança hídrica.

Os estudos foram desenvolvidos por meio de uma consultoria contratada pelo Inea em 2017. Eles indicaram que as ações relacionadas ao saneamento ambiental, particularmente ao esgotamento sanitário, são prioritárias para promoção da recuperação e conservação ambiental das bacias hidrográficas da região. Foram considerados prioritários os investimentos em soluções alternativas para o saneamento básico, visando apoiar comunidades isoladas com menor condição de acesso à rede formal de atendimento.

Os investimentos previstos para serem feitos pelo Comitê chegam a 30 milhões de reais nos próximos 20 anos, principalmente em ações de articulação e fomento para viabilizar o saneamento ambiental na região.

O Inea participou ativamente da elaboração do Plano, em estreita articulação com o Comitê de Bacia. Oito técnicos do Inea, entre servidores da Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental, da Superintendência Regional da Baía de Guanabara, e da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas estiveram presentes ao lançamento.

Os produtos desenvolvidos podem ser acessados aqui.