Notícias |18.01.2022

Carvoaria clandestina e frigorífico irregular foram os alvos de operação deflagrada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Inea em Sepetiba

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagraram, nesta terça-feira (18/1), uma operação para combater crimes ambientais em Sepetiba, na zona oeste da cidade. A ação foi desencadeada a partir de delações anônimas repassadas à pasta ambiental pelo Disque Denúncia (2253 1177).

Ao vistoriar o local denunciado e situado na Rua Projetada Um, os agentes e os técnicos flagraram um frigorífico operando de forma irregular, ou seja, sem a devida licença ambiental. No empreendimento também foi constatada ligação irregular de luz que, segundo a polícia, é caracterizado como furto de energia elétrica. Uma pessoa foi presa e conduzida à 36ª Delegacia de Polícia (Santa Cruz).

Nessa mesma rua (Rua Projetada Um), os agentes e os técnicos também encontraram uma carvoaria clandestina, construída em extensa área totalmente desmatada. No local, a equipe apreendeu dez sacos repletos de carvão, além de vários troncos de árvores nativas da Mata Atlântica que estavam prontos para serem carbonizados. Três pessoas foram detidas e conduzidas à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) onde prestaram esclarecimentos.