Notícias |11.10.2017

Cidadania Ambiental reúne centenas de moradores em domingo de sol em ManguinhosA equipe de guarda-parques apresentou os equipamentos que são utilizados nas atividades diárias dentro das Unidades de Conservação de todo o Estado.

Centenas de pessoas participaram do projeto Cidadania Ambiental, da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Manguinhos, na Zonal Norte, neste domingo (08/10). A caravana teve por objetivo sensibilizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente no Rio de Janeiro.

No local, os projetos Ecomoda e Funk Verde, do programa De Olho no Lixo, mostraram a importância de ações integradas para a redução do descarte irregular de resíduos sólidos e seus impactos. O De Olho no Lixo é realizado nas comunidades da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul e Roquete Pinto e da Praia de Ramos, na Maré, na Zona Norte do Rio.

Todo o material que chega ao programa é reciclado e reaproveitado durante as oficinas de arte-educação – Eco Moda e Funk Verde. Instrumentos musicais, roupas e acessórios são criados a partir deste material entregue por moradores e comerciantes. Os alunos dos dois projetos estarão no local para mostrar que moda e música também são frutos da educação ambiental.

A equipe de guarda-parques apresentou os equipamentos que são utilizados nas atividades diárias dentro das Unidades de Conservação de todo o Estado. Haverá atividades de recreação e educação ambiental para as crianças.

O Programa Ambiente Solidário ofereceu curso sobre o aproveitamento total dos alimentos, evitando o desperdício. Também foram fornecidas informações do programa Prove (Programa de Reaproveitamento de óleo vegetal) sobre como descartar corretamente o óleo de cozinha usado.

Muitas pessoas também foram ao local para emitir gratuitamente a segunda via da carteira de identidade e das certidões de nascimento, casamento e óbito.

“Eventos como esse são fundamentais para a conscientização da população. As pessoas precisam saber da importância da preservação do meio ambiente, do uso consciente da água e do reaproveitamento de material. Se cada um fizer a sua parte, vamos ter um Rio de Janeiro muito mais verde para todos”, declarou o Gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Estado do Ambiente, Paulo Cesar Becker.

​Veja mais: conheça as ações socioambientais do Inea