Notícias |21.09.2015

Dia da Árvore mobiliza centenas de estudantes em Petrópolis e Cachoeiras de Macacu

O Dia da Árvore foi comemorado em Petrópolis e Cachoeiras de Macacu com atividades de plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica promovidas pela Superintendência Regional do Piabanha, Reserva Biológica de Araras e Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Em Petrópolis, a programação começou com o plantio no Vale do Cuiabá, na área atendida pelo projeto Rios da Serra, com alunos da Escola Municipal Dr. Theodoro Machado, com apoio da Superintendência Regional. Os estudantes receberam orientações sobre o plantio e participaram de atividades interativas. Aluna da oitava série, Vitória de Oliveira Amaral, de 13 anos, ficou feliz em contribuir para o ambiente:

– Os mais velhos estão desmatando as árvores, e nós estamos replantando. Viver a terra é realmente ótimo. Acabei de plantar um ipê amarelo – comemorou.

Morador do Vale do Cuiabá desde 1942, Fernando Pereira da Cunha também teve participação efetiva na ação socioambiental do Projeto Rios da Serra, desenvolvido pelo Inea através do Viva Rio. Fernando cedeu parte de sua propriedade, no entorno do encontro dos rios Cuiabá e Santo Antônio. A área será reflorestada e ganhará um berçário de mudas.

Na Reserva Biológica de Araras, as trilhas interpretativas foram a atração para os alunos das escolas municipais Nossa Senhora de Fátima e Américo Fernandes Ribeiro e do Colégio Anglicano. A atividade incluiu distribuição e oficina de plantio de mudas da Mata Atlântica.

Em Cachoeiras de Macacu, técnicos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu orientaram 80 alunos do Ginásio Público Doutor Mauricio Simão Assaf no plantio de 50 mudas às margens da ciclovia e da pista de caminhada da sede da APA. Além de contribuir para a biodiversidade, ação teve o objetivo de aumentar a área verde com sombra.

No domingo (20/09), 100 pessoas participaram das comemorações da semana da árvore, na APA. As pessoas que compareceram no evento participaram de oficinas de slackline, hip-hop, grafite, yoga, confecção de redes de bambu. Também houve exibição de filmes e uma feira de produtos locais. A comemoração também abriu espaço para o debate do Fórum Permanente de Religiões de Matriz Africana para discutir a limpeza de espaços utilizados para oferendas e a produção de material de conscientização, como cartilhas.