Notícias |29.04.2020

Ilha de Guaratiba tem ação contra crimes ambientais realizada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea Três pessoas foram presas em flagrante e encaminhadas à Polícia Federal

A manhã da última terça-feira (28/4) foi de operação na Zona Oeste do Rio. As equipes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente foram à Ilha de Guaratiba checar denúncia recebida pela Reserva Biológica Estadual de Guaratiba e pelo Parque Estadual da Pedra Branca de movimentação de solo, corte de talude, supressão de vegetação e extração ilegal de recursos minerais.

Os agentes da Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Sicca/Seas) e da Gerência de Fiscalizações Ordinárias (GEFISO/Inea) chegaram ao local, na Estrada da Ilha, e constataram que as denúncias eram verídicas. Foram três presos em flagrante: o responsável do empreendimento, o apontador de caminhões e o operador da escavadeira. Como a extração ilegal de recursos minerais é crime federal, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal no Centro do Rio de Janeiro.

Os crimes estavam ocorrendo dentro da zona de amortecimento de duas unidades de conservação e não havia licenciamento ambiental. Por isso, a atividade foi suspensa. Foram apreendidos cinco caminhões e uma escavadeira hidráulica de esteira.