Notícias |22.11.2019

Inea capacita técnicos de cinco municípios da Região Metropolitana e militares do Exército de Macaé, Campos dos Goytacazes e do Estado de Minas Gerais

Nesta quinta-feira (21/11), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, realizou a capacitação de 46 técnicos dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Maricá, Niterói, Guapimirim e Araruama, além de militares do Exército do Batalhão de Infantaria Mecanizada de Macaé, de Campos dos Goytacazes e de Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo foi prepará-los para atuação em caso de surgimento de mancha de óleo nas praias fluminenses.

A qualificação foi ministrada pela Gerência de Operações em Emergências Ambientais, com apoio da Gerência de Instrumentos do Licenciamento Ambiental, ambos do Inea, e abrangeu aulas teóricas e exercício prático.

Na parte da manhã, a capacitação foi realizada em uma praia do Forte do Imbuhy, do Exército, localizado em Niterói. O grupo aprendeu como proceder com a aproximação de mancha de óleo e retirada adequada do produto, bem como sobre a logística para a disposição temporária do resíduo oleoso.

Durante a tarde, os técnicos tiveram aulas teóricas, no auditório situado no mesmo Forte do Exército. Os temas abordados foram técnicas de avaliação do cenário emergencial; coordenação de ações para limpeza das praias; e destinação ambiental adequada do resíduo recolhido. O grupo também foi informado sobre os diferentes tipos de cenários, como costões rochosos, praias urbanas e as de difícil acesso, e como proceder em cada um deles, em caso de surgimento de resíduo oleoso.

No próxima terça-feira (26/11), o Inea fará a capacitação dos municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, no Sul Fluminense. A qualificação será realizada em uma área da empresa Eletronuclear, em Angra dos Reis.

Na último dia 19, o instituto realizou o treinamento do segundo grupo de técnicos do próprio órgão ambiental estadual, com aulas teóricas no auditório do Inea e exercício prático na Praia Vermelha, na zona sul do Rio.

Na semana anterior (11 e 12/11), o órgão ambiental estadual promoveu a qualificação de 67 técnicos de 12 municípios costeiros: São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Macaé, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios e Saquarema. A capacitação foi realizada nas instalações do Porto Açu, em São João da Barra, no Noroeste Fluminense.

O treinamento foi uma ação definida pelo grupo de trabalho especial criado em 24 de outubro, conforme publicação em Diário Oficial do estado, para acompanhamento e vigilância das manchas de óleo na costa brasileira. O grupo é coordenado pela secretária do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e composto por técnicos da Seas e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O treinamento teve como base as orientações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).