Notícias |18.11.2019

Inea celebra os vencedores do I Prêmio de Meio Ambiente O objetivo do concurso é estimular a produção acadêmica sobre a gestão ambiental no estado do Rio

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou na manhã de segunda-feira (18/11), a cerimônia de entrega do I Prêmio de Meio Ambiente, no auditório da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), no centro do Rio. O objetivo da iniciativa foi estimular a produção de trabalhos acadêmicos sobre a gestão ambiental, este ano com foco na problemática dos resíduos sólidos.

Ronei de Almeida e Juacyara Carbonelli Campos ficaram em primeiro lugar com a monografia “Análise tecno-econômica do tratamento lixiviado de aterro sanitário”. Em segundo, Lucas Nunes Lopes e Paulo Sérgio dos Santos Leles, com o tema “Biossólido de lodo de esgoto e fertilizantes químicos como adubação de plantio para espécies arbóreas: crescimento inicial e seus efeitos no solo”. Já os vencedores do terceiro lugar foram Érica Ramos Cardoso e Fernando Fedeli com o trabalho “Sistema online de transporte de resíduos (STR) como ferramenta de gestão pública no pré e pós licenciamento ambiental do Estado do Rio de Janeiro”. Os prêmios foram de R$ 14 mil, R$ 10 mil e R$ 8 mil.

De acordo com o diretor de Gente e Gestão do Inea, Renan Gomes, é extremamente importante que os pesquisadores e os técnicos dos órgãos ambientais caminhem juntos em busca de soluções para as questões ambientais “Vocês não só estão fazendo parte de algo muito importante que estamos realizando aqui no Inea. Vocês representam o incentivo à pesquisa e à produção científica que tem um papel transformador na sociedade e para os investimentos nessa área e que reflete diretamente no país”, acrescentou Gomes.

A superintendente de Sustentabilidade da Seas, Juliana Veloso, lembrou que o prêmio está alinhado com o Programa Foco e Inovação da Seas (Fins), que este ano tem com tema “resíduos”. Além disso, para Veloso o processo de habilitação e avaliação dos candidatos foi uma empreitada enriquecedora e interessante que gerarão bons frutos para a gestão ambiental fluminense. “Eu tenho certeza que vamos usar as informações na Seas e no Inea e agradeço mais uma vez a oportunidade de ter participado dessa premiação e parabenizo todos os participantes, esperando que tenhamos cada vez mais trabalhos nas próximas edições”, afirmou Veloso.

A gerente da Universidade do Ambiente do Inea, Elaine Costa, ressaltou a importância desse prêmio para aproximar o órgão da comunidade acadêmica. “Um dos compromissos da Universidade do Ambiente é estreitar os laços com a academia na intenção de construir soluções conjuntas para o desafio da gestão ambiental fluminense. O segundo prêmio, em 2020, fará parte da consolidação dessa estratégia de manter o Inea de portas abertas, com o objetivo de transformar a relação dos órgãos ambientais com a sociedade”, destacou Costa.

Além de inéditos, os trabalhos inscritos tinham de promover reflexões teóricas, analisar dados objetivos, avaliar casos concretos ou propor soluções inovadoras, de baixo custo e complexidade, que possam ser colocadas em prática no estado do Rio de Janeiro, em curto e médio prazos.