Notícias |19.03.2024

Inea credencia caiçaras para atuarem como condutores de visitantes na Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, em ParatyForam capacitadas 80 pessoas de 11 comunidades caiçaras, das quais, nove estão inseridas na reserva

Os visitantes da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga localizada em Paraty, já podem contar com ajuda profissional para conhecer os atrativos da unidade de conservação. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) credenciou 80 moradores de 11 comunidades caiçaras, das quais nove inseridas nessa reserva, para atuarem como condutores de visitantes. Eles receberam as credenciais durante oficina participativa de construção do “Roteiro Caiçara: nos Caminhos de Paraty” que começou nesta terça-feira (19/3), no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade(ICMBio), em Paraty.

Os moradores das comunidades caiçaras foram capacitados, ao longo de 2023, no curso de condutores de visitantes realizado pelo Inea, em parceria com o Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. A capacitação abrangeu as temáticas história da reserva, noções de ecologia, geografia, turismo e sustentabilidade, legislação ambiental, técnicas de condução, criação de roteiros, cartografia e segurança.

“A partir de agora, os moradores das comunidades caiçaras estão aptos a atuarem de forma profissional, gerando renda para eles. Com mais essas 80 pessoas capacitadas, o Inea alcança o marco de mais de 500 pessoas credenciadas como condutores de visitantes em suas unidades de conservação”, destacou Marina Moss, gerente de Visitação, Negócios e Sustentabilidade do Inea.

O Inea desenvolve o Programa Estadual de Guias e Condutores com o objetivo de capacitar, ordenar e certificar as atividades de condução de visitantes nas unidades de conservação do Estado. A qualificação de condutores locais de visitantes busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiagem, propiciando geração de renda para comunidades do entorno. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade e mínimo impacto nas visitas aos parques.

Sobre a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga

Parte integrante do Mosaico Mantiqueira, a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga abrange 9.967, 25 hectares de área do município de Paraty. A unidade de conservação foi criada com o objetivo de preservar o ecossistema local composto por costões rochosos, remanescentes florestais de Mata Atlântica, restingas e mangues.