Notícias |07.01.2022

Inea desmobiliza esquema de abastecimento ilegal de água na Região dos LagosCaptação irregular servia hotéis, pousadas, restaurantes e residências das redondezas

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagrou, nesta quinta-feira (06/1), operação com o apoio da 126ª Delegacia de Polícia para coibir a extração ilegal de água na Região dos Lagos Fluminense. A ação, que aconteceu a partir de denúncia anônima, desmobilizou um esquema que abastecia hotéis, pousadas, restaurantes e residências por meio de caminhões pipas.

O crime ambiental, que foi descoberto entre os municípios de Cabo Frio e Búzios, ocorria na na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Costa do Sol. No local foi encontrado todo um sistema de abastecimento que incluía poços artesianos, bombas de captação de água e caminhões pipas. O proprietário do empreendimento foi autuado com base no ART 85 da Lei Estadual 3467/2000 e no ART 64 da Lei Estadual 3239/1999.

Todos os equipamentos foram apreendidos e a concessionária responsável, a Prolagos, desfez a ligação clandestina no local.

“Todo o trabalho de monitoramento e fiscalização do Inea são fundamentais para coibir crimes ambientais. A população pode auxiliar através de denúncias, que podem ser feitas para nossas superintendências regionais ou por meio do Linha Verde”, explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.