Notícias |03.02.2022

Inea desmobiliza extração mineral ilegal em SaquaremaCrime degradou cerca de 2,5 hectares por meio de supressão vegetal e extração mineral

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) desmobilizou, nesta quarta-feira (2/2), exploração mineral ilegal no bairro Palmital, em Saquarema, município da Região dos Lagos Fluminense. A ação flagrou a exploração de areia e areiola com o auxílio de maquinário e sem qualquer tipo de licença ambiental.

Todo o material extraído estava sendo vendido para lojas de materiais de construção no município, além de construções irregulares. A ação constatou degradação ambiental equivalente a 2,5 hectares por meio de supressão vegetal e extração mineral. A máquina usada pelos criminosos foi apreendida e o proprietário foi autuado com base nos Art. 29 e 85 da Lei Estadual 3467/2000.

“O Inea está sempre atento para coibir os crimes ambientais no território fluminense. É dever da população denunciar este tipo de prática para que possamos proteger todo o nosso patrimônio natural”, afirma o presidente do Inea, Philipe Campello.

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.