Notícias |09.02.2022

Inea flagra sistema ilegal de extração de água em SaquaremaSistema clandestino abastecia residências, restaurantes, hotéis e pousadas da região

Em fiscalização no município de Saquarema, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) flagrou, nesta terça-feira (8/2), sistema de extração ilegal de água bruta subterrânea. Descoberto por meio de uma denúncia repassada pelo Ministério Público Estadual, o crime acontecia no bairro de Rio Seco e abastecia clandestinamente residências, restaurantes, hotéis e pousadas da região.

Por meio da Superintendência Regional Lagos São João, o órgão ambiental estadual constatou a existência de todo um sistema construído para a captação e venda de água extraída do subsolo. Os poços ilegalmente abertos foram lacrados e o responsável foi autuado com base no Art. 85 da Lei Estadual 3467/2000.

“O Inea trabalha integrado a outros órgãos públicos a fim de apurar e coibir crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro. Além disso, grande parte do nosso trabalho de combate é possível graças às denúncias da sociedade civil”, explica o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), no aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.