Notícias |10.01.2022

Inea inicia campanha de solidariedade às vítimas da chuva na Região SerranaParque Estadual dos Três Picos recolhe itens de higiene pessoal, colchonetes e roupas de cama para os atingidos

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual dos Três Picos (PETP) iniciou, nesta segunda-feira (10/1), campanha de arrecadação de itens de higiene pessoal para famílias em situação de vulnerabilidade devido ao grande volume de chuvas. A gestão da unidade de conservação, que abrange cinco municípios fluminenses, incentiva também a doação de materiais como colchonetes e roupas de camas para os desabrigados.

Devido às chuvas fortes que iniciaram o ano de 2022, alguns municípios da região do PETP estão em situação crítica, com famílias desabrigadas em decorrência de enchentes e deslizamentos. Neste sentido, o parque inicia, mais uma vez, a Campanha Verão, que prevê assistência aos que precisam neste momento.

“Essa campanha é um gesto admirável e que reflete a integração da unidade de conservação com a população que a rodeia. Pedimos a todos que puderem, doem e ajudem essas famílias que tanto precisam e merecem viver com dignidade e tranquilidade”, comenta o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

A Solidariedade e a atenção à população local são rotina no dia a dia da equipe do parque localizado na Região Serrana Fluminense. “Recentemente fizemos uma campanha de doação de alimentos, quando pudemos distribuir mais de 200 kg de mantimentos para famílias carentes de três cidades. Pretendemos fazer uma ainda maior, pois conseguimos enxergar claramente a necessidade disso na nossa comunidade”, explica o gestor Alexandre Donato.

Todos os núcleos do PETP estão atuando como pontos de coleta para a campanha de verão. Os endereços para quem quiser participar da ação estão abaixo, junto aos contatos dos organizadores.

Cachoeiras de Macacu
Núcleo Jequitibá – Estrada do Jequitibá, nº 145 – Boca do Mato.

Teresópolis
Núcleo Jacarandá – Estrada do Jacarandá, s/nº, Bairro Meudon.
Núcleo Vale da Revolta – Estrada BR-116, km 84,5.

Nova Friburgo
Núcleo Três Picos – Estrada dos Três Picos, s/nº, Três Picos.

Guapimirim
Núcleo Paraíso – Rodovia Estadual RJ-122, km 11, Estrada do Paraíso, s/nº.

Contato: inea.petp@gmail.com / petp.usopublico@gmail.com / (21) 2649-6847

Sobre a unidade de conservação

O Parque Estadual dos Três Picos (PETP) é o maior parque estadual do Rio de Janeiro. Localizado num dos mais expressivos fragmentos da Mata Atlântica, no centro do estado, tem inestimável beleza cênica, com grande número de nascentes e rios, várias cachoeiras, encostas e cumes de montanhas, grande biodiversidade de flora e fauna e formações geológicas diversificadas. A área de mais de 65 mil hectares estende-se em partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.