Notícias |26.05.2022

Inea inicia Operação Fumaça Zero no Parque Estadual do MendanhaAlém da Região Serrana e parte da Centro Sul, a campanha irá contemplar a Região Metropolitana do Rio

Em comemoração a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Queimadas, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Fundação Ceperj, deu início, na última terça-feira (24/5), à Operação Fumaça Zero. O programa oferecerá o suporte necessário às ações de prevenção de queimadas nos municípios da Região Serrana, Centro-Sul e agora Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

A operação, institucionalizada pelo presidente do Inea, Philipe Campello, é uma grande campanha desenvolvida pelo órgão desde 2020 com o objetivo de reduzir os incêndios florestais e queimadas no território fluminense durante os meses de maio e setembro, época de estiagem. Além disso, a campanha busca o engajamento da população e articulação institucional entre órgãos e entidades no desenvolvimento de ações de educação ambiental.

“As campanhas intensivas da Operação Fumaça Zero são importantes meios de prevenção e conscientização da população para redução do uso do fogo principalmente nas proximidades das unidades de conservação estaduais e municipais. Os incêndios florestais são responsáveis diretos pela perda de biodiversidade e o desflorestamento da Mata Atlântica gera efeitos prejudiciais ao meio ambiente e saúde dos seres humanos e animais”, explicou Campello.

Mais de 60 agentes realizaram rondas de prevenção e combate à queimadas nos limites e entorno de seis unidades de conservação estaduais, foram lavradas 145 notificações preventivas de incêndios florestais e combatidos 5 focos de queimadas, evitando que incêndios de grandes proporções atingissem a região. Os agentes estaduais e municipais contaram com o apoio policial dos militares do Comando de Polícia Ambiental da Upam Piraquara.

Estiveram presentes no evento de lançamento na terça-feira representantes dos parques estaduais do Mendanha, da Pedra Branca e dos Três Picos, das Áreas de Proteção Ambiental Estaduais do Gericinó-Mendanha, do Alto Iguaçu e do Guandu, além das gerências de Guarda-parques e de Unidades de Conservação e da Superintendência Regional do Piabanha. Além disso, servidores do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu, Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro e os militares do Comando do Centro de Instruções do Gericinó participaram do evento.

Parceria com a Fundação Ceperj

Desde o ano passado o Inea tem parceria com a Fundação Ceperj no Programa Fumaça Zero. Os órgãos começaram a trabalhar com o tema há três anos, publicando dados no relatório Aspectos da Qualidade de Vida. O primeiro produto foi o Focos de Incêndio, em 2019.

Em 2022 o Inea firmou um acordo de cooperação técnica com a Fundação Ceperj, que permitirá a emissão de relatórios e boletins, que estão sendo utilizados na tomada de decisão e direcionamento das campanhas de prevenção aos incêndios florestais e queimadas. “Todo o engajamento entre as instituições permitiu que a operação fosse ampliada para a região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e para que as UCs municipais também fossem contempladas” declarou o presidente da Fundação Ceperj, Gabriel Lopes.