Notícias |16.04.2024

Inea lança Revista Ineana sobre Unidades de Conservação MunicipaisPublicação foi apresentada em evento realizado no auditório da pasta ambiental, no Centro do Rio

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançou nesta segunda-feira (15/4),  a  primeira edição  deste ano da Revista Ineana, periódico técnico-científico da pasta ambiental,  em um evento realizado no auditório do  instituto, no Centro do Rio.

A solenidade contou com as presenças da subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade, Marie Ikemoto, que representou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi; o presidente e a vice-presidente do Inea, Renato Jordão e Deise Delfino e a gerente de Publicações e Acervo Técnico do instituto, Tania Machado.Com o tema Unidades de Conservação Municipais, a publicação reúne 12 artigos de pesquisadores de universidades e de instituições parceiras.

Os trabalhos abordam as ações realizadas nas áreas municipais protegidas, o uso público do espaço e a importância da participação da sociedade na gestão ambiental, além de apontar a importância das pesquisas em áreas municipais protegidas que podem resultar, por exemplo, na descoberta de espécies nativas raras.

Para a subsecretária Marie Ikemoto, a Revista ineana reúne importantes contribuições técnico-científicas que podem ajudar no aprimoramento das políticas públicas voltadas para a conservação da Mata Atlântica:

– Esta edição da Revista Ineana é resultado do trabalho que realizamos com as unidades de conservação municipais, por meio do Programa ProUC, que visa oferecer apoio técnico e capacitação aos municípios, tornando-os aptos para gerir suas áreas protegidas. Cabe destacar que o Rio de Janeiro tem, atualmente, 30% do seu território protegidos por unidades de conservação federais, estaduais e municipais, sendo que esta última representa um terço desse total, o equivalente a mais de 400 unidades de conservação municipais – destacou Ikemoto.

Ao participar da mesa de abertura, Renato Jordao destacou que a publicação contribui para difundir o saber técnico científico que pode ajudar nas ações implementadas pela pasta ambiental:

– A Revista Ineana traz publicações dos nossos servidores e também de instituições parceiras que agregam seus conhecimentos contribuindo para o aperfeiçoamento de soluções sustentáveis para o nosso estado– afirmou ele.

A vice-presidente do Inea ressaltou que a pasta ambiental tem investido no fortalecimento da revista:

– Estamos trabalhando na contratação da indexação da revista para que tenha impacto maior. A indexação é sinal de qualidade de uma revista científica – disse.

Em formato digital, a Revista Ineana está disponível no site do Inea: https://www.inea.rj.gov.br/publicacoes/publicacoes-inea/ineana/