Notícias |26.05.2020

Inea promove palestra online sobre astronomia e unidades de conservaçãoÉ a sexta edição do ciclo de palestras com temas ambientais do instituto

Onde o céu estrelado pode ser observado com mais nitidez? Entre os locais mais indicados para essa atividade estão as unidades de conservação. O assunto será tema de uma palestra que o Parque Estadual da Serra Tiririca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoverá, por videoconferência, nesta sexta-feira (29/5).

Os interessados devem se inscrever no link disponível aqui e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail peset.usopublico@inea.rj.gov.br.

A palestra “Astronomia e Unidades de Conservação, da Terra ao Céu” será ministrada por Daniel Mello, doutor em Astronomia pelo Observatório Nacional e coordenador de extensão universitária do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A apresentação abordará os conceitos básicos de astronomia; a importância das unidades de conservação para essa prática; e o astroturismo como ferramenta inovadora de divulgação científica e de preservação das unidades de conservação.

Esta é a sexta edição do ciclo de palestras sobre temáticas ambientais que o Inea está promovendo desde 17 de abril, e que já contou com a participação de 280 pessoas, dentre elas, professores de universidades estaduais e federais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Bombeiros do Chile e dos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, e até mesmo uma pessoa de Portugal também marcaram presença no ciclo de palestras.

Com 3.942 hectares, o Parque Estadual da Serra da Tiririca abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Na unidade de conservação estão inseridas uma parte terrestre e outra marinha que é a Enseada do Bananal.