Notícias |01.07.2022

Inea promove primeiro curso de formação de formação de guias e condutores da APA do Alto IguaçuMoradores do entorno do parque tem preferência na inscrição

Estão abertas, até 3/7, as inscrições para o primeiro curso de Guias e Condutores de Visitantes da Área De Proteção Ambiental (APA) Estadual do Alto Iguaçu, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Podem se inscrever residentes de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo, preferencialmente aqueles que moram no entorno imediato da APA.

A qualificação faz parte do Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes Credenciados do Inea, que busca auxiliar o desenvolvimento social e econômico por meio do fomento das práticas de guiamento, propiciando geração de renda para comunidades do entorno das unidades de conservação do estado. Além disso, permite oferecer ao visitante a possibilidade de uso deste serviço turístico com segurança, qualidade, mínimo impacto nas visitas aos parques e uma aproximação e sensibilização aos temas ambientais.

As aulas, que acontecerão entre julho e outubro deste ano, são ministradas por servidores do órgão e por profissionais de diversas instituições e áreas. O curso será realizado em parceria com o Instituto EcoPreservar e ocorrerá no formato híbrido, com aulas presenciais e on-line, contabilizando a carga horária de 180 horas.

Entre os assuntos a serem estudados estão as características da unidade de conservação, biodiversidade, geografia e patrimônio histórico; legislação ambiental e regulamentações; turismo e sustentabilidade; técnicas de condução e interpretação; noções de cartografia, ferramentas de direção e geotecnologias; segurança e equipamentos.

Dúvidas em relação ao edital e a programação do curso deverão ser enviadas para o email cursodecondutoresapaiguacu@gmail.com ou esclarecidas diretamente na sede da APAIGU localizada na Av. Venância, 15 – Xerém, Duque de Caxias – RJ, durante o período de inscrição.

Para inscrever-se acesse o link disponível aqui.