Notícias |01.07.2022

Inea realiza operação contra movimentação ilegal de terra em São Pedro da AldeiaDenúncia foi feita pela Comissão do Meio Ambiente da Câmara de Vereadores da cidade

No última segunda-feira (27/6), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Regional Lagoa São João (Suplaj), coibiu uma movimentação de terra ilegal em um loteamento no município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Após denúncia da Câmara de Vereadores da cidade, a equipe de fiscalização foi até o bairro de Sapeatiba apurar o caso.

No local, a equipe identificou a construção de um empreendimento sem o devido licenciamento do instituto. A obra foi embargada e os responsáveis serão multados por crime ambiental.

“Ações como essa nos confirmam a importância de um trabalho integrado entre os poderes estaduais e municipais. É a partir dessa união que conseguimos realizar um trabalho de qualidade em prol da proteção da biodiversidade fluminense”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.

“Esse reconhecimento [pela câmara] valoriza ainda mais o nosso trabalho, nos dando credibilidade. Construímos esse laço a partir da pronta atuação do Inea em ações de fiscalização”, afirmou o chefe de Fiscalização da Suplaj, Alexandre Pessanha.

As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas por toda a população pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, no qual é possível anexar fotos e vídeos com a garantia do anonimato.