Notícias |17.10.2022

Inea realiza soltura de lobo-guará no Parque Estadual da ConcórdiaÓrgão ambiental resgatou animal encontrado em estado crítico há três meses

Na última terça-feira (11/10), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou a soltura de um lobo-guará macho (Crysocyon brachyurus) no território do Parque Estadual da Concórdia (PESC), no município de Valença. O animal foi resgatado pelo instituto, com o apoio do Comando da Polícia Ambiental (CPAm), no dia 6/7.

Este lobo-guará, maior canídeo da América do Sul, foi encontrado há três meses no município de Santo Antônio de Pádua, em estado crítico, com 16 kg, desidratado, repleto de sarnas e demais parasitas. A partir de uma solicitação da prefeitura de Aperibé, o Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Inea, recebeu o animal e o encaminhou aos devidos cuidados médicos no Hospital Veterinário da Estácio de Sá, na capital fluminense.

Hoje, o lobo-guará de aproximadamente três anos está saudável, com exames satisfatórios e pesando 24 kg. O animal foi solto em área extensa e longe do perímetro urbano, a fim de garantir o seu bem-estar.

“Para conseguirmos êxito no nosso trabalho de conservação da fauna e flora fluminenses, é preciso uma comunicação efetiva entre as instituições e entre os poderes estaduais e municipais. A soltura do lobo-guará ilustra perfeitamente essa cooperação”, celebrou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.

A ação emblemática foi realizada na véspera do Dia Nacional do Lobo-guará, em uma região da unidade de conservação similar ao Cerrado, onde há diversas ocorrências da espécie. “Essas aparições frequentes nos permitem dizer que o nosso trabalho de preservação está sendo bem feito. Além disso, essa ação nos ajuda a manter o ecossistema controlado”, afirmou o gestor do PESC, Maurício Macedo.

A ação contou com o apoio do Bioparque do Rio de Janeiro, do CPAm e do Hospital Veterinário da Universidade Estácio de Sá (CRASUNESA).