Notícias |08.06.2017

Instituto Estadual do Ambiente de Portas AbertasAs atividades fazem parte da Campanha Informativa Sobre a Qualidade do Ar e da Água, cujo monitoramento é atribuição do Inea.

O público pôde conhecer de perto o trabalho realizado pelos técnicos do Instituto Estadual do Ambiente nesta terça-feira (06/06) durante as comemorações pelo Dia Mundial do Ambiente, celebrado em 5 de junho.

O Inea abriu as portas para a população que participou de um circuito de exposições de equipamentos utilizados pelo órgão para monitorar a qualidade do ar e da água, além de um carro elétrico, veículo ecologicamente correto, pois não emite poluentes.

As atividades fazem parte da Campanha Informativa Sobre a Qualidade do Ar e da Água, cujo monitoramento é atribuição do Inea. Durante a abertura do evento, foram exibidos vídeos sobre as gestões da qualidade do ar e da água e exposição dos equipamentos utilizados para monitoramento, além de placas de energia solar e de materiais produzidos a partir do reaproveitamento de pneus inservíveis.

“Trazer o público para o Inea é muito importante, pois ajuda na conscientização da população para que as pessoas passem a contribuir com a melhora no ambiente. É interessante também, já que todos ficam conhecendo o esforço que o Estado faz para controlar a qualidade do ar e da água para que todos possam viver bem”, declarou o vice-presidente do Inea, José Maria Mesquita.

Também foi realizada uma demonstração prática de inspeção veicular, procedimento realizado pelo Detran nas vistorias para renovação de licenças dos veículos. No pátio do Instituto, houve exposição de veículo elétrico. Cartilhas explicativas foram distribuídas sobre o monitoramento da qualidade do ar.

Apresentar o nosso trabalho para a população é muito importante. Falta informação e assim as pessoas passam a conhecer melhor o que é feito no Inea e podem contribuir para termos melhor qualidade do ar e da água. Esta preocupação não deve ser só dos órgãos públicos, mas de todos. As pessoas têm que saber que se cada uma delas contribuir, tendo o carro regulado, usando gasolina de boa qualidade e não queimando lixo. As ações individuais são muito importantes, pois o ar é de todos, por isso é fundamental que cada um faça a sua parte e colabore”, afirmou Luciana Ventura, gerente da Qualidade do Ar do Inea.

A exposição também contou com experimentos para mostrar como é feito o trabalho de monitoramento da qualidade da água. “O Inea monitora 201 praias no Estado do Rio de Janeiro, sendo 43 no município do Rio. Os técnicos do órgão percorrem todo o litoral coletando amostras de água do mar. Dentre os diversos fatores que podem afetar a balneabilidade de uma praia podem-se destacar: a localização geográfica da praia (praias no interior de baías e praias oceânicas), a pluviosidade (incidência de chuvas), a proximidade com o deságue de rios e canais, e o extravasamento de galerias pluviais. Mas a população também deve saber que é importante descartar o lixo no local certo quando for à praia. Se cada um recolher o seu lixo na areia, evita que ele chegue na água e polua o ambiente”, afirmou Leonardo Daemon, Gerente da Qualidade da Água do Inea.

Alunos de escolas da rede pública participaram do evento. Professora do Colégio Municipal Vicente Licínio, no Centro, Gisele Pinheiro aprovou a iniciativa do Inea. “A ideia de mostrar à população o trabalho realizado aqui é muito boa. Os nossos alunos perceberam que não somos só nós que falamos da importância de preservar o meio ambiente. Eles viram que cada um tem que fazer a sua parte e a partir de hoje vão olhar com outros olhos cada ação que fizerem relacionada ao assunto”, declarou.

O Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), da Secretaria de Estado do Ambiente, também foi destaque durante todo o dia com informações sobre a importância do descarte ecologicamente correto do óleo de cozinha usado e o seu reaproveitamento na produção do biodiesel.​