Notícias |27.03.2019

Ligações clandestinas de energia elétrica foram o alvo de operação realizada na Região dos Lagos, com apoio do Inea, nesta quarta-feiraA operação ocorreu na localidade Sabiá, situada em área do Parque Estadual da Costa do Sol e da Área de Proteção Ambiental (APA) Massambaba

Três pessoas presas, 150 ligações clandestinas de energia elétrica desfeitas e uma construção irregular demolida. Este foi o saldo da operação deflagrada pela Enel – empresa de energia elétrica que atua na Região dos Lagos, nesta quarta-feira (27/3). A ação contou com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), do 25º Batalhão da Polícia Militar (Cabo Frio) e da 132ª Delegacia de Polícia (Arraial do Cabo).

O alvo da operação foi a localidade conhecida como Sabiá, situada em áreas do Parque Estadual da Costa do Sol e da Área de Proteção Ambiental (APA) Massambaba, no município de Arraial do Cabo. As equipes flagraram várias ligações clandestinas de energia elétrica, além de um trecho desmatado que seria dividido em lotes e mais de 50 touceiras (conjunto de galhos e folhas de árvore usado para fazer fogueira) que seriam utilizadas em desmatamento por queimadas. Três pessoas foram presas, acusadas de furto de energia elétrica e foram conduzidas para a delegacia local, onde prestaram esclarecimentos.

O Inea vem realizando, desde janeiro, operações para sufocar a ação de infratores ambientais na Região dos Lagos. O objetivo principal é combater construções irregulares em áreas do Parque Estadual da Costa do Sol.

A unidade de conservação foi criada com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados dessa região de baixadas litorâneas (restingas, mangues, lagoas, brejos, lagunas), possibilitando a recuperação de trechos já degradados.

O Parque Estadual da Costa do Sol abrange partes dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.