Notícias |22.03.2019

No Dia Mundial da Água, SEAS e Inea celebram o uso múltiplo da água, em PetrópolisIniciativa de educação ambiental em escolas e com a comunidade rural ensinou sobre a importância do bom uso da água

O Projeto “O Bom Uso da Água”, promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), finalizou sua primeira etapa nesta sexta-feira (22), com evento comemorativo pelo Dia Mundial da Água, em Petrópolis.

A celebração contou com a presença dos 120 alunos, entre 2 e 12 anos, que participaram do projeto nas escolas municipais Senador Mário Martins, Abelardo de Lamare e Odete Young Monteiro. No evento, também foi anunciada a continuidade do programa e lançada a campanha para regularização do uso múltiplo da água, junto à comunidade rural.

As atividades e ações propostas, nesta nova etapa, visam criar condições para que diferentes atores sociais (comunidades, alunos, professores) atuem de forma permanente, responsável e politizada sobre as questões de acesso e uso dos recursos hídricos.

Sobre a primeira fase do projeto

“O Bom Uso da Água” foi iniciado em janeiro deste ano, com objetivo de sensibilizar alunos e produtores rurais sobre o uso adequado da água, por meio de atividades e ações de transformação socioambiental para a Gestão de Recursos Hídricos, de forma compartilhada e permanente. Foram realizadas visitas a estações de tratamento de água e esgoto, além da realização de trilha ecológica, no Projeto AMA, no município.

Em fase experimental, a iniciativa ocorreu nas comunidades do Bonfim e Caxambu, localizadas próximas a mananciais de abastecimento e caracterizadas por intensa atividade agrícola; geralmente focos de denúncias de contaminação de recursos hídricos, saneamento insuficiente e conflitos pelo uso da água.

O evento contou com o apoio da Concessionária Águas do Imperador; secretarias municipais de Educação, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Petrópolis; Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e os parceiros: do Projeto AMA, Projeto Água e Grupo Mil.