Notícias |02.03.2020

Nota de esclarecimento: ações de monitoramento e pronta resposta às consequências das chuvas no estado do Rio de Janeiro

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), informa que equipes técnicas do órgão trabalham desde o início das fortes chuvas, na noite de sábado (29/2), em diversos pontos do estado.

Estão em operação escavadeiras hidráulicas e caminhões para desassoreamento dos rios nos municípios atingidos: Duque de Caxias (Vila Canaã, Pilar e São Bento), Guapimirim (Várzea Alegre) e Queimados (Rio Quebra Côco).

Em Campos dos Goytacazes, Paracambi, Petrópolis e Teresópolis, o Programa Limpa Rio está em plena execução para manutenção e limpeza de leitos e margens de rios e canais. Um novo contrato está sendo licitado para que outros 16 pontos dos municípios de Belford Roxo, São João de Meriti, Duque de Caxias, São Gonçalo, Itaboraí e Rio Bonito também recebam intervenções em seus corpos hídricos.

Por causa do grande volume de chuva, ocorreu o transbordamento da Represa do Gericinó, atingindo principalmente bairros dos municípios de Nilópolis e Mesquita. O presidente do órgão ambiental estadual, Carlos Henrique Vaz, esteve reunido com o prefeito de Nilópolis, Farid Abraão David, representantes da Defesa Civil local e o diretor de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do órgão estadual, Hélio Vanderlei. O órgão oferecerá, junto à Prefeitura de Nilópolis, um programa de educação ambiental para o município.

Foram definidas ações imediatas e de longo prazo visando o verão do próximo ano.

O Inea irá acelerar o processo de recuperação das comportas dos rios Pavuna e Sarapuí a fim de garantir maior controle de vazão nas chuvas, além de disponibilizar uma retroescavadeira para a limpeza de alguns pontos dos rios.

Não houve rompimento da Represa do Camorim, administrada pela Cedae, localizada dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, no bairro Camorim. Ainda na unidade de conservação, houve o transbordamento de água de uma piscina natural em outro ponto do parque, nas proximidades da subsede Piraquara, em Realengo. A Defesa Civil foi acionada, e os servidores do órgão ambiental estadual estão a postos para atuar em caso de necessidade.

O órgão ambiental estadual está monitorando a situação da chegada de plantas aquáticas às praias da orla do Rio, e à disposição da prefeitura para colaborar na retirada delas, uma vez que a limpeza das praias é de atribuição do município. Na Lagoa de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, entraram em operação na manhã de hoje dois ecobarcos para realizar a retirada das gigogas que se proliferaram no local. Uma das quatro novas ecobarreiras contratadas pelo órgão ambiental estadual entrará em operação amanhã. Já antiga, será recuperada, e a previsão de entrega é de 60 dias.

As plantas se multiplicam nos cursos d’água onde há excesso de matéria orgânica, oriunda principalmente do lançamento de esgoto. Vale lembrar que as ecobarreiras atuam no efeito, e não na causa, que é a falta de saneamento nas comunidades que margeiam esses cursos d’água. As novas ecobarreiras estão sendo construídas com material metálico. Por ser mais robusta e mais resistente, a estrutura terá uma parte submersa, de forma a impedir que as plantas aquáticas extravasem para o sistema lagunar.