Notícias |19.09.2015

Pais e alunos se unem em “aulão” sobre saneamento no Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios

Alunos da rede pública de ensino de São Gonçalo dividiram na manhã deste sábado (19/09), as cadeiras escolares do Ciep Vital Brasil, com pais e responsáveis. Através de um “aulão”, as lições aprendidas nos livros foram transportadas para a realidade do cotidiano dos estudantes e de seus familiares. Atitudes rotineiras, como jogar o lixo na lixeira, ganharam destaque durante o encontro.

Coordenado pelo Instituto Baía da Guanabara (IBG) e com o apoio do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía da Guanabara (PSAM), que é responsável pela construção do sistema de esgotamento sanitário do bairro de Alcântara, em São Gonçalo, o evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre pais e alunos, dos Cieps Gonzaguinha e Vital Brasil.

Técnicos socioambientais do PSAM, com apoio de engenheiros e educadores, mostraram a relação entre o lixo, o esgoto tratado e o rio Alcântara, que corta a região. Reduzir a incidência de várias doenças e a morte de parte da fauna dos rios e oceanos foi o tema de debate neste sábado, em que se comemorou o Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas. “Este é o objetivo: mostrar ao morador da região a importância do saneamento básico para a melhoria de sua qualidade de vida”, explicou Adauri Souza, superintendente do IBG.

O engenheiro e consultor socioambiental do PSAM, Márcio Santa Rosa, falou para as famílias presentes sobre os benefícios que o saneamento ambiental irá trazer para a população local. “Como a obra da ETE é de grande impacto, a compreensão e a tolerância da comunidade são importantes na medida em que 17.000 famílias serão beneficiadas ao final do cronograma de obras”, afirmou.

Doenças causadas pela falta de saneamento, como gastroenterite, febres tifoide, hepatite infecciosa, dengue, leptospirose, febre amarela e cólera, foram lembradas e debatidas com pais e alunos. Os caminhos para uma qualidade de vida mais saudável e as melhorias que estão sendo promovidas na região, como a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário na Bacia do Rio Alcântara, também foram alvos de esclarecimento.

O evento faz parte de um conjunto de ações deflagradas pelo PSAM junto com o início da obra e que tem por objetivo capacitar alunos das escolas situadas na bacia do Rio Alcântara para que se tornem monitores ambientais, multiplicadores de informações capazes de levar à comunidade local a conscientização da importância de se preservar o meio ambiente.