Notícias |31.07.2019

Presidente do Inea participa de celebração pelo Dia Mundial do Guarda-Parque na zona oeste do RioClaudio Dutra visitou o Parque Estadual da Pedra Branca nesta quarta-feira

Em comemoração ao Dia Mundial do Guarda-Parque, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Claudio Dutra, prestigiou as atividades promovidas no Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste do Rio, nesta quarta-feira (31/7). As unidades de conservação estaduais celebram a data com programação especial para os visitantes.

O presidente do instituto destacou a importância da atuação dos guarda-parques para enfrentar um dos desafios da atual gestão: transformar a relação dos cidadãos fluminenses com os órgãos ambientais estaduais. “Quem pode mudar a imagem do Inea são vocês e mostrar para a sociedade a beleza que é o ofício dos guarda-parques e a beleza das nossas de unidades de conservação estaduais. O trabalho de vocês é excepcional, é o que tem mais bravura e é feito de coração”, afirmou durante a abertura da programação no parque.

Durante a visita, Dutra parabenizou os agentes ambientais pela atuação na recuperação e preservação dos recursos naturais, e ainda acompanhou demonstrações de salvamento na mata e combate a incêndio florestal pelo guarda-parques da unidade de conservação.

Heróis do ambiente

A atuação dos guarda-parques é essencial para o bom funcionamento unidades de conservação. Eles recebem e orientam visitantes, monitoram trilhas, previnem e combatem incêndios florestais, apoiam a fiscalização de desmatamentos e outras infrações ambientais, realizam ações de busca e salvamento, de educação e interpretação ambiental, manejo de fauna e apoio à pesquisa científica. Os agentes ambientais também desempenham ações de caráter socioambiental junto às comunidades do entorno das unidades de conservação nas quais atuam.

“A bravura e o esforço de vocês nos inspiram, assim como toda a equipe, para avançar em um grande trabalho. Vocês transmitem uma mensagem de força e dedicação para todos nós. É muito importante o papel de vocês na estratégia de conservação da biodiversidade do estado”, acrescentou o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Marcio Beranger.

“O trabalho dos guarda-parques deve ser lembrado como uma prestação de serviço para todos, em prol da preservação do meio ambiente, que é um patrimônio de todos. Temos um time de guarda-parques que é considerado o melhor do Brasil”, destacou o gerente de Guarda-Parques, Andrei Veiga.

Segundo o guarda-parque do Parque Estadual da Pedra Branca Alessandro Almado, o trabalho apesar de árduo, é gratificante, pois é uma contribuição com a natureza. “Me sinto, grato. Eu fico feliz por poder contribuir. Infelizmente o ser humano se coloca fora da natureza e, na verdade, nós fazemos parte dela. Então quando você sente isso, você está fazendo pela sua causa”, comentou o guarda-parque.

Fotos: Flávia Rosella