Notícias |28.01.2022

Programa Limpa Rio chega a Rio das Ostras

O município de Rio das Ostras, na região das Baixadas Litorâneas, será beneficiado com o Programa Limpa Rio. Executada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a iniciativa abrange a limpeza e o desassoreamento de rios e canais com o objetivo de evitar inundações decorrentes do transbordamento dos mesmos.

A limpeza e desassoreamento serão realizados em trecho de dois km do Rio Jundiá para a retirada de 16 mil metros cúbicos de sedimentos, e em três do canal Palmital para a retirada de 24 mil metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada.

“O Limpa Rio é um programa de ações preventivas, fundamental para minimizar o impacto das fortes chuvas. Avançamos muito no último ano e queremos levar o projeto para todos os municípios do estado”, explica o secretário de estado do Ambiente, Thiago Pampolha.Em 2021, o Programa Limpa Rio beneficiou, com os serviços de limpeza e desassoreamento , 148 rios e canais de 35 municípios.

Cidades atendidas – Areal, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Japeri, Macaé, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu, Nova Friburgo , Nilópolis, Petrópolis, Pinheiral, Quatis, Queimados, Quissamã, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Fidélis, São Gonçalo, São João de Meriti, São Pedro da Aldeia, Sapucaia, Seropédica, Teresópolis, Três Rios e Valença.