Notícias |19.10.2022

Programa Vem Passarinhar RJ registra 58 espécies em Angra dos ReisAtividade reuniu 20 participantes em Ilha Grande

Dentre os dias 13 e 15/10, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu mais uma edição do Vem Passarinhar RJ em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense. O evento reuniu 20 participantes para registros de aves na Reserva do Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Aventureiro e Reserva Biológica Estadual (Rebio) da Praia do Sul, na região de Ilha Grande.

O evento teve início na quinta-feira (13/10), na sede da RDS Aventureiro, com a palestra “Aves da Ilha Grande: ecologia e conservação”, ministrada pelos pesquisadores da UERJ Maria Alice Alves e Rafael Saint Clair. Já na sexta-feira (14/10), os participantes realizaram a Trilha da Longa, na Rebio Praia do Sul, onde foram registradas 34 espécies de aves, com destaque para o pavó (Pyroderus scutatus) e papagaio-moleiro (Amazona farinosa) globalmente ameaçadas de extinção.

No último dia (15/10), os participantes se deslocaram de caiaques e barcos com moradores do Aventureiro com destino a Lagoa do Leste, onde avistaram 27 espécies, entre elas a araponga (Procnias nudicollis), também ameaçada de extinção. À tarde, foram realizadas atividades de artesanato com resíduos retirados do mar, como isopor de embarcação.

Espécies endêmicas da Mata Atlântica como tiê-sangue (Ramphocelus bresilia) e migrantes como o príncipe (Pyrocephalus rubinus) também foram avistadas na sede da RDS do Aventureiro, em Ilha Grande.

O Vem Passarinhar RJ tem como principal objetivo sensibilizar a população na proteção da biodiversidade fluminense a partir da contemplação da avifauna na natureza. Além disso, o programa idealizado pelo órgão ambiental busca promover o trabalho feito pelas unidades de conservação e estimular uma vida mais saudável.