Notícias |30.11.2018

Projeto BIG se torna referência na gestão integrada do ecossistema e garante continuidade de ações por meio da Iniciativa BIG 2050O projeto foi firmado o compromisso de continuidade das ações por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Inea, a FAO e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) inovam ao implementar a INICIATIVA BIG 2050, um mecanismo de longo prazo para a promoção da conservação ambiental da Baía da Ilha Grande e para a capacidade de prover serviços ecossistêmicos. O reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto de Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande (Projeto BIG) foi evidenciado durante o evento realizado em Angra dos Reis, nos dias 27 e 28 de novembro de 2018.

Além de apresentar os resultados do Projeto BIG, foi firmado o compromisso de continuidade das ações por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Inea, a FAO e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que fortalecerá o mecanismo de monitoramento ambiental da região, o RADAR da BIG. Esse mecanismo foi desenvolvido com o foco na avaliação da qualidade ambiental por meio de um olhar sistêmico, que permite identificar quais as principais ameaças à saúde da baía e seus ecossistemas.

Durante o evento, foram apresentados também os resultados do mecanismo de promoção de inovação (o DESAFIO BIG), que investe em soluções ambientais criativas e transformadoras. Onze soluções foram apoiadas, ao longo do último ano, e demostraram o potencial da região e de seus moradores no desenvolvimento de empreendimentos de impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente, contribuindo para a conservação e para a implantação de negócios de caráter socioambiental.

Para o Oficial de Programas da FAO, Marcello Broggio, o sucesso obtido no projeto demonstra que o conceito de se desenvolver soluções pela sociedade para questões complexas é possível e deve ser fortalecido como estratégia de sustentabilidade para uma região. Declarou ainda o privilégio da FAO em ser co promotora da iniciativa, que deverá ser referência para a organização no que se refere à gestão integrada do ecossistema.

O diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Paulo Schiavo, destacou o aspecto inovador da INICIATIVA BIG 2050:

“O projeto é inovador na aplicação do conceito de gestão integrada com base ecossistêmica dentro da esfera pública, demonstrando caráter piloto no Estado do Rio de Janeiro e comprovando a potencialidade de aplicação em outros modelos de gestão”, disse ele.

Os participantes do evento puderam verificar, em campo, os resultados efetivos alcançados. Foram visitados alguns dos empreendimentos acelerados, tais como a ‘produção de alevinos de bijupirá’ e o ‘cerco fixo flutuante, uma arte de pesca sustentável’, dentre outros. Foi exposta, também, a busca por parcerias para a continuidade do Desafio BIG e das soluções já apoiadas.

Na ocasião, foi lançada ainda a publicação da Iniciativa BIG e os resultados do monitoramento ambiental do ano de 2018, que identificou como umas das preocupações para a saúde ambiental da região a poluição e a contaminação no ambiente marinho.